Alô, Chics!

Roupa de luto

Alô, Chics!

Abriu no Costume Institute do Museu Metropolitan de Nova York uma grande exposição sobre a moda apropriada e pensada para enterros e todas as fases do luto desde 1815.

O hábito de se vestir de preto como sinal de tristeza começou no século 19 e veio até bem recentemente, lá pelos anos 1950. Aos poucos a informalidade foi tomando conta do comportamento humano no mundo todo e o hábito de se usar luto foi sendo deixado de lado.

Mas nem por isso um mínimo de cuidados deve ser observado em velórios, enterros e missas de sétimo dia. Nada de cores fortes e brilhantes ou looks muito desabados como jeans furados, regatas, leggings ou roupas de academias. Sinal de solidariedade com a família e respeito pelo morto.

Veja a seguir um preview da exposição:





Gloria Kalil

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Oscar de la Renta: um link com a alta-costura

Alô, Chics!

Morreu Oscar de la Renta e com ele o único link que a moda americana tinha com a alta-costura.

Como se sabe, Oscar saiu ainda muito jovem da República Dominicana onde nasceu, para estudar em Madri. Acabou trabalhando com Balenciaga com quem aprendeu a ver a moda do ponto de vista da alta costura, suas técnicas e suas exigências.

Esse aprendizado, Oscar levou para sua vida e para sua marca quando instalou-se definitivamente em Nova York. Nenhuma outra grife ou nenhum outro estilista americano tem este conhecimento; são todos ligados à indústria e ao prêt-à-porter.

Vamos ver que rumo a empresa vai tomar agora que ele se foi.

+ RELEMBRE MAIS SOBRE A CARREIRA DE OSCAR DE LA  RENTA

Gloria Kalil

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Como vai ser o inverno de 2015?

Para marcar suas preferências e apontar suas apostas, a revista Elle promoveu um lindo desfile no terraço do Shopping JK. O lugar não pode ser mais bonito: um grande salão envidraçado com a cidade de São Paulo iluminada ao fundo; neste cenário a equipe de moda da Elle mostrou 6 looks de 10 das nossas principais marcas que, na opinião da revista, serão os pontos alto do inverno do ano que vem.

Ellus, Reinaldo Lourenço, Osklen e Eduardo Pombal na Tufi Duek optaram pelo preto, Giuliana Romanno pelo azul marinho; Patricia Viera, além do preto, entrou nos cinzas escuros enquanto Vitorino Campos misturou preto ao azul e ao verde e Andrea Marques veio de estampados com tons de rosa. Coven e Alexandre Herchcovitch entraram com cores. Pela amostra, teremos um inverno bonito e variado.

Pontos altos:

1. Os pretos da Ellus realçados pelo brilho do verniz



2. O trabalho de renda sobre a lã de Vitorino Campos



3. A mistura de materiais de Giuliana Romanno



4. O macacão iluminado por cristais de Reinaldo Lourenço



5. A costura cruzada de Eduardo Pombal para a Tufi Duek



6. A graça total da modelagem, das cores e dos motivos indígenas da Coven



7. O show de moulage no látex usados pelas mais lindas modelos do Brasil de Alexandre Herchcovitch



8. As estampas de Andrea Marques



9. O couro rendado de Patricia Vieira



10. O esporte luxuoso da Osklen

 

VEJA OS DESFILES

. Alexandre Herchcovitch
. Andrea Marques
Coven
. Ellus
. Giuliana Romanno
. Patricia Viera
. Osklen
Reinaldo Lourenço
. Tufi Duek
. Vitorino Campos

 

 

Gloria Kalil

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Musas do Verão

Já que não tivemos inverno, já comecei a fazer a lista das minhas Musas do Verão em plena Primavera.

Vai ser difícil bater as minhas duas primeiras eleitas: as gostosésimas atemoia e kiwi dourado. Conhecem? São frutas; daquelas que até pouco tempo atrás não se achava com facilidade, nem em feiras nem em supermercados.

A atemoia (à esquerda, na foto) é da família da pinha, da graviola, e é uma cucaracha, pois tem origem na América Latina, enquanto que o kiwi dourado é uma invenção, um híbrido criado na Nova Zelândia.

Pois para mim eles parecem ter sido inventadas no céu, tão boas que são. Nada se iguala à massa cremosa e exótica de uma atemoia que pode ser comida com colher quando está madura. Chega a arranhar a garganta, tão doce que é, apesar do acidinho que tempera e equilibra o sabor.

Quando for experimentar o seu kiwi dourado, deixe que ele fique bem macio antes de comer; quanto mais, melhor. Eu costumo colocar as duas na geladeira por meia hora antes de servir -o sabor fica ainda mais refinado. Experimentem e depois me digam se existem musas mais gostosas do que estas?

Beijos,

Gloria Kalil

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Noiva abusada

Alô, Chics!

Está rolando na Internet o post de uma noiva sem noção que reclama dos padrinhos que não deram o presente que ela queria. Poucas vezes vi uma reclamação tão descabida e grosseira. Para quem não leu:



E desde quando se escolhe padrinho condicionando o convite a uma contribuição financeira? O casamento para essa noiva é uma transação comercial cujos participantes, os padrinhos, devem responder por uma cota que ajude na produção da festa (“sabe quanto custa um casamento?” pergunta a noiva no seu post/ reclamação).

Pois saiba você, noiva desatinada, que se você inventou de fazer um casamento caríssimo o problema (assim como as despesas) é seu e ninguém tem nada com isso. Casamento não é um show que os convidados pagam para assistir, nem os padrinhos têm que participar do rateio dos custos da festa.

Convidar alguém para ser padrinho de um casamento é uma prova de consideração e afeto que não tem nada a ver com o valor do presente que, eventualmente, eles possam querer dar. Estipular o gasto com o presente então é de uma grosseria rara. Tome tento, noiva sem noção! Se o seu noivo, como você diz, ficar bravo com sua reclamação via Facebook, saiba que ele terá toda razão!

Beijos,

Gloria Kalil

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O novo grupo de moda vem de Minas

Alô, Chics!

Depois da Inbrands, da Restoque, da AMC e alguns outros, um novo grupo se formou sem grandes anúncios ou alardes. Quietinhos, como bons mineiros, Patricia Bonaldi e o marido Luis Morais, proprietários das marcas Patricia Bonaldi e PatBô, surpreenderam o mundo da moda ao anunciar a compra das marcas Apartamento 03, de Luis Claudio Silva e, há pouquíssimos dias, de Lucas Magalhães, ambos mineiros. Com essas duas aquisições foi criado o grupo Nohda que chega ao mercado cheio de energia e de ideias novas.

Patricia e Luis são casados há 15 anos e há 15 anos trabalham juntos. Depois de construir o sucesso das duas marcas que levam o nome de Patricia, perceberam que para crescer, sem que a moda dessas duas marcas se espalhasse demais e perdesse o interesse que a escassez provoca, teriam que formar um grupo e expandir na horizontal, agregando ao seu portfólio outras marcas que tivessem a mesma proposta de criatividade, sofisticação e qualidade.

O estande deles no Minas Trend já traz o nome das quatro marcas na parede. Foi lá que nos encontramos com Luis Morais para uma conversa. Ele é jovem, sorridente e fala macio. Está muito contente com o rumo que os negócios estão tomando e não descarta a possibilidade de comprar outras marcas para fazer parte da família: “Não temos nada em vista no momento, mas o tempo e o mercado poderão fazer com que a gente avance nessa direção”. Ao mesmo tempo que sacodem o mercado brasileiro Luis e Patricia estão também abrindo caminhos fora do país. Sabem que têm o mundo pela frente e não pretendem parar por aqui. São empresários modernos e corajosos com energia para enfrentar os desafios e os encantamentos que a moda pode oferecer. Estamos torcendo para que tenham muito sucesso.

Boa sorte para eles!

Gloria Kalil

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