Alô, Chics!

Balanço da Gloria da temporada carioca de inverno 2012 tem cores de outono, Marc Jacobs e saia-lápis

Aqui vai a relação de tudo o que foi mais visto nas coleções que desfilaram no Rio de Janeiro o que não significa, nem de longe, que são as novidades da estação, uma vez que não têm absolutamente nada de novo!

São as mesmas formas de sempre com maquilagem de inverno. Mudaram os tecidos, mudaram as cores, mas as formas permanecem as mesmas. Isso posto, vamos aos itens mais vistos nas passarelas cariocas:

1. Cartela de Cores: mudou completamente do verão; saíram de cena as cores fortes do color blocking, saíram as listras Prada, saíram as estampas tropicais e entraram os tons terrosos, alaranjados, ferruginosos, os beringelas, roxos, verdes azulados. Aqui e ali um vermelho. Preto e bege também nunca faltam numa cartela de inverno convencional como este que tivemos

2. Metalizados:
os metalizados continuam, só que um pouco mais fechados como os ouros-velhos, os bronzes e os cobres

3. Jeans resinado com aspecto de couro envelhecido: o couro e os jeans e as sarjas imitando os couros rachados e envelhecidos apareceram bastante, sobretudo em calças, saias e jaquetas curtas.

4. Mangas trabalhadas:
mangas em destaque com materiais contrastantes ou com volumes importantes

5. Saias-lápis:
dentre todos os modelos de saias (e todas elas apareceram nas passarelas –da micro à longa) a lápis foi a que mais se fez ver.

6. Saia transparente e top opaco:
essa duplinha (que já está sendo super usada nas noites do verão) continua em foco

7. Jaquetas curtas:
em geral cropped (ou seja, cortadas a faca na altura da cintura ou  ainda mais curta)

8. Macacões:
apareceram bastante em todo tipo de pano para o dia e para a noite

9. Estampas:
foi uma estação de muitas estampas, na sua maioria digitais. Vimos estampas abstratas, florais, de bichos, de pele de bichos, figurativas, geométricas. Tem para todo gosto.

10. Acessórios:
nada de novo no reino dos sapatos: as meia-patas de sempre, as pulseirinhas altas que vimos em Minas, as botinhas curtas, as ankle-boots. Diríamos que o ponto alto dos acessórios foram as bijus com grande destaque para os colares gigante (colares peitorais) e as pulseiras. O déco foi o estilo preferido das boas marcas.

11. Detalhe: foco nas golas.
Bordadas ou avulsas as golinhas em blusas tiveram seu momento de estrelismo

12. Marcjacobismo – como nós havíamos observado (ler post do Edu Viveiros), Marc Jacobs e seu approach vintage da moda, suas golas de blusa de senhorinhas, seus paletós femininos com cara de antiguinhos, seu uso de tweed, e a mistura ousada dessa pegada com peças mais contemporâneas e destoantes foi a inspiração mais evidente da moda deste inverno (tanto no Brasil como fora, diga-se de passagem).

Estamos a poucos dias do SPFW. Vamos ver se as marcas de lá nos surpreendem com mais novidades, com propostas de silhuetas novas, com uma trabalho mais autoral de modelagem. Cansei de ver vestidinho tubo, saia lápis (ou longa) e paletozinho curto!

Gloria Kalil

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail