Batizado

Bebê tem traje certo para usar no batizado? Veja o que funciona melhor para a criança - e você - na cerimônia

No domingo (05.07), a princesa Charlotte Elizabeth Diana, filha de Kate Middleton e do príncipe William foi batizada em Norfolk, na Inglaterra. E, como segue a tradição, vimos a bebê usando um mandrião - peça que lembra um vestido e é supertradicional.

Em 2013, quando o Príncipe George foi batizado, o primogênito do casal vestiu uma versão creme do traje, réplica do traje de batismo da princesa Victoria, primeira filha da rainha Victoria, usado em 1841.

+ GLORIA KALIL COMENTA O QUE VESTIR EM UM BATIZADO


Mandrião no batizado do príncipe Charles, em 1948, e no de príncipe William, em 1982

Mas e os bebês que não fazem parte da realeza, precisam seguir o mesmo padrão? Segundo o frei Alvaci Mendes da Luz, do Santuário São Francisco de Assis, não é obrigatório. “O mandrião é uma tradição, passa por gerações da família, mas a criança não precisa usar um para ser batizada”, esclarece.

EXISTE UM TRAJE OBRIGATÓRIO PARA O BEBÊ?

"Na igreja pedimos que a criança use uma roupa branca, que representa a pureza”, explica o frei. A partir daí as mães ficam livres para escolher qualquer peça para os filhos usarem na cerimônia. Quem quiser muito um mandrião, mas não tiver o de família, pode comprar a peça em lojas de roupas infantis.


Os trigêmeos de Isabella Fiorentino, Lorenzo, Nicholas e Bernardo usaram a tradicional roupinha no batizado

BOTÕES MÁGICOS
Como conselho para a roupa da criança, é ideal que as blusinhas tenham botões na frente. A razão é para facilitar uma parte importante do batismo, onde o padre faz, no início e final da cerimônia, um sinal da cruz no peito do bebê, para passar óleo. Vamos combinar que não é prático ficar tirando ou levantando a roupinha do bebê nessa hora, certo?


Antonio, filho de Lu Tranchesi e  Lair Pasetti, usou camisa e bermudas brancas no batismo


Vestido fofo foi a opção da atriz Nívea Stelmann para a filha Bruna usar no batizado 

O QUE MÃE E MADRINHA USAM?


As mães não precisam usar um look combinando com a roupa da criança. “Mães e madrinhas devem, preferencialmente, optar por tons claros", ressalta Christina Lips, produtora e decoradora de Eventos. "E nada muito decotado, curto ou transparente. Afinal, a cerimônia será dentro de uma igreja”.
 

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail