Batizado

Especialistas esclarecem 8 dúvidas dos pais para batizados

Com o batizado da princesa Charlotte Elizabeth Diana, filha de Kate Middleton e do príncipe William, o ritual do batismo ganhou divulgação mundial – e deixa os pais com dúvidas na hora de organizar o dos filhos.

Com a ajuda de especialistas, listamos 8 tópicos sobre o batismo para resolver suas questões.

+ BEBÊ TEM TRAJE CERTO PARA USAR NO BATIZADO? VEJA O QUE FUNCIONA MELHOR PARA A CRIANÇA - E VOCÊ - NA CERIMÔNIA



1. ESCOLHA DOS PADRINHOS
“A recomendação é sempre ser alguém de confiança, conhecido e próximo da família. No caso da ausência, doença ou falecimento dos pais, os padrinhos seriam oficialmente os primeiros responsáveis pela criança”, explica o  frei Alvaci Mendes da Luz, do Santuário São Francisco de Assis.

2. NA IGREJA OU EM OUTRO LUGAR?
O local do batismo é dentro da igreja. “As opções onde o padre vai até a casa da família, ou batiza a criança dentro do hospital, são muito raras. Elas acontecem quando a família é mais tradicional”, comenta o Frei.

3. TEM IDADE LIMITE
O batizado é o primeiro sacramento e a porta de entrada na religião. “Até o batismo a criança não é considerada  oficialmente um cristão. A partir do momento do batizado ela ganha o titulo. Por essa razão, a igreja católica tem o costume de batizar mais bebê, mas não existe uma idade mínima ou máxima”, conta o Frei Alvaci.


Almoço pós-batizado com decoração de Christina Lips

4. COMEMORAÇÃO

Alguns pais escolhem batizar a criança no dia da festa de aniversário, principalmente do primeiro ano, para fazer uma comemoração única. Mas, para os que não vão emendar os eventos, vale seguir para uma celebração pós-igreja. “Como o batismo em geral acontece pela manhã ou à tarde, as festas podem ser na casa da família ou em um salão e acontecer em forma de almoço, brunch ou happy hour”, ressalta Christina Lips, produtora e decoradora de eventos.

5. COMES E BEBES
O cardápio escolhido deve ser o tradicional para almoço ou brunch. “Não deve ser menu de festa infantil, pois a maioria dos convidados serão adultos – o que inclui também bebidas alcoólicas”, conta Christina.


Mesa de doces do batizado de Antonio, filho de Lu Tranchesi

6. DECORAÇÃO

“Opte por tons pastel, que são mais chiques para este tipo de comemoração. Ou tudo branco, que fica lindo também”, comenta Christina. Para decorar escolha flores e embalagens na mesma cor da decoração, que seguem para os objetos infantis que podem decorar as mesas, como ursinhos, bonecas, bichinhos de pelúcia ou tecido. ” Outro detalhe importante: ter uma mesa de doces, com o bolo, e outra para acomodar as lembrancinhas”, ressalta.


Mesa de bolo do batizado de Maria Antonia, filha de Mariah Bernardes


7. LEMBRANCINHAS
O mimo fica a gosto dos pais. Na lista, as ideias são muitas: “Caixinhas com chocolates, bem-nascidos, trufas, copinhos de brigadeiros com colher, brownies embrulhados com minicamélias ou minibotões de rosas", sugere a decoradora. Quem prefere algo que não seja doce pode ir das versões tradicionais, como livros de orações ou seguir para a decoração, com kit para toilettes em caixas de linho personalizadas, minicaixas com champagne personalizadas, aromatizadores para ambientes, enfim tudo o que a imaginação te levar!’, diz Christina.


Mesa de lembrancinhas decorada por Christina Lips

8. PRESENTE

“Geralmente padrinhos e convidados dão pequenas joias, como medalhinhas com o nome gravado ou com santos de devoção. Para as meninas, pulseirinhas com nome gravado e brincos são bem-vindos. Outras opções são porta-retratos de prata e medalhas com anjinhos para o berço. Roupas, mantas e roupa de cama também são alternativas válidas”, finaliza Christina.


 

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail