Beleza

10 hábitos nocivos à pele para prestar atenção e abandonar já

Alguns hábitos, como ter preguiça ou esquecer de remover a maquiagem antes de dormir, ou não higienizar o pincel corretamente podem prejudicar a saúde da sua pele.

Fizemos uma lista com as dermatologistas Tatiana e Thaís Jerez para lembrar e alertar sobre alguns descuidos na rotina de beleza que fazem toda a diferença.

1. NÃO REMOVER A MAQUIAGEM ANTES DE DORMIR



"O hábito de remover a maquiagem deve ser diário. A não remoção pode provocar vários malefícios. Entre eles, quadros alérgicos, conhecidos como dermatite de contato, estimular a oleosidade por entupimento dos poros, além de ocasionar acne", explica a doutora Tatiana.
 
2. RETOCAR MUITAS VEZES A MAQUIAGEM



Aplicar muitas camadas de maquiagem pode ser tão prejudicial quanto não removê-la corretamente. Neste caso, prefira pós em vez da base e deixe o retoque para o batom.
 
3. ESPREMER ESPINHAS



"Espremer uma espinha sem materiais esterilizados e sem a assepsia correta pode piorar a inflamação e a infecção que já existem. Além disso, pode deixar manchas escuras na pele", alerta Tatiana.
 
4. USAR PINCEL DE MAQUIAGEM SUJO



"O pincel, assim como a nossa escova de dentes, deve ser individual. O uso de pincéis sujos pode provocar, além da dermatite de contato, até conjuntivite", explica Tatiana.
 
5. USAR MAQUIAGEM FORA DO PRAZO DE VALIDADE



Maquiagem vencida pode causar irritações e alergias na pele. "Nem sempre a validade vem especificada no produto depois que jogamos a embalagem fora. De uma maneira geral, elas devem ser consumidas dentro de dois anos após a compra do produto. Depois de abertas, a validade é ainda menor, geralmente seis meses. A dica é olhar um símbolo presente nas embalagens, mostrando um potinho aberto e um número. Por exemplo, 12M ou 6M, o que significa ter validade de 12 meses e 6 meses, depois de abertas."
 
6. LAVAR MUITAS VEZES O ROSTO



Lavar muito a pele para ajudar no controle da oleosidade pode piorar a situação. "A pele oleosa deve ser lavada no máximo três vezes ao dia, para evitar uma oleosidade rebote. As glândulas sebáceas se sentem agredidas com muitas lavagens e acabam produzindo mais sebo para se proteger da agressão", explica a doutora Thaís.
 
7. LAVAR AS MÃOES E TOMAR BANHOS COM SABONETES ANTISSÉPTICOS TODOS OS DIAS



"Esse é um péssimo hábito, que acaba levando as bactérias "boas” da pele, deixando as mais agressivas e resistentes. Resultado: pele desprotegida e com chances de infecção por bactérias mais fortes. Sabonetes antissépticos devem somente ser usados em situações específicas e com indicação de um especialista", esclarece Tatiana.
 
8. TOMAR SOL PARA SECAR ESPINHAS



"Embora o sol possa, sim, ajudar a diminuir a inflamação que acontece na pele, ele aumenta a chance de pigmentarmos a pele depois. Ou seja, o surgimento de manchas escuras", alerta Thais.
 
9. TOMAR BANHOS MUITO QUENTES



Além de ressercar a pele, banhos muito quentes podem causar caspa. "Devemos tomar cuidado com a temperatura dos banhos, pois ela aumenta a oleosidade do couro cabeludo e causa descamação. Tudo isso decorrente da agressão que a alta temperatura causa nas glândulas sebáceas do couro cabeludo."
 
10. NÃO HIDRATAR A PELE OLEOSA



"As peles oleosas também precisam de hidratação, mesmo aquelas com tendência à acne. A dica é sempre procurar hidratantes que tenham efeito mate ou toque seco", explica a doutora Thaís. 

(TEXTO: MIRELLA MENTONE)

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas