Beleza

8 passos rotineiros que vão mudar a vida de quem tem o cabelo oleoso - do xampu ao seu prato no almoço (sim!)

Existem diversos fatores que contribuem para o cabelo ser mais ou menos oleoso. Entre eles, causas hereditárias, hormonais, deficiência de alguns nutrientes e até o velho conhecido estresse.

Segundo Renata Souza, do SPA Dios que oferece tratamentos específicos para quem sofre com esses dramas, alguns cuidados, como a temperatura da água do banho ou até mesmo na hora de secar o cabelo, ajudam a controlar o oleosidade do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios.

+ 13 SITUAÇÕES DE VIDA QUE SÓ QUEM TEM O CABELO OLEOSO VAI ENTENDER

Em casa também é possível controlar a oleosidade com algumas mudanças na rotina de beleza. Veja abaixo.
 
1. DE OLHO NO XAMPU



Escolher o produto mais indicado para o seu tipo de cabelo é o primeiro passo, sendo as versões específicas para raízes oleosas e com textura fluída as melhores opções para não pesar na lavagem.

+ NÃO DEU PARA LAVAR A CABEÇA? 5 PENTEADOS PARA DISFARÇAR O CABELO SUJINHO

2. DILUA OS PRODUTOS



"Diluir o xampu em um recipiente com água ajuda na distribuição, facilita a remoção dos resíduos de produtos e da oleosidade excessiva", explica Renata - que sugere também diluir o condicionador em água e mergulhar apenas as pontas dos fios na mistura.

3. NA HORA DO BANHO



Aproveite a chegada do verão para diminuir a temperatura da água: "a água quente dilata os poros e estimula a oleosidade. Por isso, quem tem raiz oleosa deve optar por água morna no primeiro enxágue do xampu e depois mais fria."

4. LAVA AQUI, LAVA ALI



Muitas vezes o motivo do excesso de oleosidade está na lavagem errada. "No momento da lavagem com xampu use apenas as pontas dos dedos em movimentos de vai e vem no couro cabeludo, não tenha medo de esfregar", explica. Além disso, na hora de lavar a parte de trás da cabeça, que fica logo em cima da nuca, tente trocar as mãos (usando a mão direita para lavar o lado esquerdo e vice-versa). Pode parecer estranho, mas facilita a limpeza.

5. AQUELE VENTO



"O secador deve ser usado no morno para quem já tem oleosidade, pois o calor do secador também pode aumentá-la." Além disso, a prática agride menos os fios.

6. DE OLHO NO PRATO



"Uma dieta bem equilibrada garante cabelos mais fortes, sedosos e volumosos, isso porque os fios são constituídos principalmente por queratina, responsável pela resistência, e melanina, que mantém a cor. Quando a alimentação tem muita gordura, isso acaba sobrando também para couro cabeludo.", alerta.

7. E ESSE CHAPÉU?



Maneire nos acessórios de cabeça. "Eles aumentam a oleosidade do cabelo e podem provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

8. PRATICIDADE



Quando quiser ganhar um tempinho na manhã seguinte dispensando a lavagem da cabeça no banho, aplique xampu a seco antes de dormir. Lembrando que ele ajuda a disfarçar a oleosidade e não age como um tratamento. 
 
(TEXTO: MIRELLA MENTONE)