Beleza

Alerta de umidade baixa: veja 7 cuidados para manter a hidratação e a saúde da pele nos dias secos

A baixa umidade do ar pode causar diversas complicações para a saúde - entre elas, problemas alérgicos e respiratórios, assim como a desidratação e ressecamento da pele.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura de São Paulo, recomenda evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 11 e 15 horas, além de permanecer longe do sol e reforçar a umidade dos ambientes sempre que a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%. Esse número pode ser facilmente consultado por qualquer bom aplicativo de previsão do tempo para smartphones.

Quando a média cai para menos de 20%, liga-se o estado de alerta. E aí o "horário proibido" estende-se das 10h às 16h, além do conselho de evitar aglomerações. Para combater o ressecamento das vias aéreas e mucosas, a recomendação é o uso de soro fisiológico para narinas e olhos.



Além desses cuidados, manter a hidratação é fundamental para garantir o bem-estar em tempos secos. Conheça as recomendações da dermatologista Carla Vidal.

1. Refresque-se
“Carregue um spray de água termal na bolsa e borrife no rosto várias vezes ao dia. Borrife também nos cabelos para evitar o ressecamento dos fios", explica Carla.

2. Dobre a hidratação
“Além da água termal, os hidratantes faciais e de corpo são obrigatórios. Use-os duas vezes ao dia no rosto (manhã e noite) e o corporal logo após o banho.”

3. Na hora do banho
“Use sabonete apenas na região intima, axilas e pés. O banho deve ser de morno para frio e rápido. A pele tem uma proteção natural que não deve ser retirada.”

4. Para os lábios
“Os lábios também ficam ressecados. O uso de lip balms é obrigatório. Com ou sem cor, não importa. O que vale é não se esquecer de passar sempre que sentir o lábio seco.”

5. Para fazer em casa
“Uma solução caseira para hidratar a pele é colocar tiras de melão do rosto e deixar durante 15 minutos. O melão é composto basicamente por água e nutrientes. Outra opção é fazer uma máscara de abacate batido e deixar sobre o rosto, também por 15 minutos.”

A alimentação adequada é fundamental para manter o corpo e a pele hidratados nos dias mais secos, como explica a nutricionista Sheila Mustafá.

6. Água
“Para se manter hidratado é muito importante tomar cerca de 35ml de água para cada quilograma de peso”, reforça a nutricionista. E nada de encher a barriga de água na hora do almoço: “O consumo deve ser feito entre os intervalos das refeições e nunca durante para não comprometer a absorção dos nutrientes.”

7. Alimentos
“A alimentação precisa ser rica em frutas, como melancia, melão, morangos, pêra (a asiática é a mais rica em água) e verduras, como folhas verdes e batata." As frutas são ricas em vitaminas e minerais, que colaboram para manter a hidratação, inclusive a da pele. A nutricionista também indica evitar doces e frituras.




 

 

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail