Beleza

Dossiê do batom: descubra qual a textura ideal para você

Geralmente o primeiro critério na hora de escolher um batom é a cor. Em seguida vem a textura, que pode ser matte, cremosa ou glossy. E qual é a melhor? Depende.

Para ajudar a escolher qual a textura ideal para você, ou para uma ocasião, elaboramos um dossiê. Veja qual mais combina com você.




1. APLICAÇÃO

FÁCIL
MÉDIO
DIFÍCIL


MATTE LÍQUIDO MATTE CREMOSO GLOSS

 

 


VEREDICTO
: se você é daquelas que está sempre correndo, se maquia no carro e nem sempre tem um espelho à mão, as opções mais rápidas e fáceis de aplicar são o batom cremoso e o gloss. O mais trabalhoso é o líquido matte, que às vezes espalha demais e, se secar antes da correção, exige um demaquilante para limpar.



2. COBERTURA

ÓTIMA
MÉDIA
BAIXA

MATTE LÍQUIDO MATTE CREMOSO GLOSS

 

VEREDICTO: no quesito cor e cobertura, as melhores opções são os matte em bala e líquidos, que costumam ser fiéis às cores da embalagem. Sobre os cremosos, depende muito de cada marca - e aí vale provar com atenção antes de levar.



3. CONFORTO

ÓTIMO
MÉDIO
BAIXO

MATTE LÍQUIDO MATTE CREMOSO GLOSS

 

 

VEREDICTO: quem não gosta da sensação seca do matte ou da melada do gloss e prefere sentir os lábios hidratados vai preferir o batom cremoso, mesmo que tenha que retocá-lo mais vezes.


4. DURABILIDADE

ÓTIMA
MÉDIA
POUCA


MATTE LÍQUIDO MATTE CREMOSO GLOSS

 

 

VEREDICTO: no quesito durabilidade ninguém bate os mattes, que podem resitir até o almoço ou a uma noite com muitos drinks. O líquido, porém, apesar de durar ainda mais que o matte de bala, pode formar um farelo no canto dos lábios depois de algumas horas.


GLOSSÁRIO

MATTE
Possui toque aveludado com acabamento opaco e seco, o que favorece a intensidade da cor e a durabilidade. Para uma cobertura perfeita, use um balm labial antes de maquiagem e remova o excesso antes de aplicar o batom matte, assim mantém os lábios hidratados e com aspecto saudável.

LÍQUIDO MATTE

Possui textura líquida quando aplicado e opaca quando seca. Esse batom exige um pouco mais de cuidado na hora de aplicar, já que, além de muitas vezes vir muito produto no aplicador, depois de seco só sai com demaquilante. Apesar da longa duração, pode formar um farelo seco depois de algumas horas nos lábios. Para facilitar a aplicação vale usar um pincel fino para espalhar melhor o produto sem depositar mais batom.

CREMOSO
Possui acabamento acetinado e textura cremosa, o que mantém o conforto da hidratação nos lábios. Ao mesmo tempo, pode escorrer um pouco pelas linhas finas dos lábios, o que pode ser evitado com um pouco de pó translúcido aplicado sobre o batom, que ajuda a fixar e a evitar que o batom cremoso escorra.

GLOSS
Textura molhada, ou melada, dependendo do ponto de vista. É de fácil aplicação e retoque, mas ao mesmo tempo, tem pouca duração. Boa opção para dar um toque fresco ao visual em um dia ensolarado.

(TEXTO: MIRELLA MENTONE)

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail