Beleza

Em tempos de seca e volume morto, saiba como manter cabelo e pele hidratados - e sem irritações causadas pelo cloro

Com a ausência de chuvas e a o nível cada vez mais baixo das represas, a falta d’água se tornou um problema em São Paulo. O uso do volume morto do sistema e a qualidade dessa água também entram em pauta e, apesar da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) garantir que ela é própria para consumo, alguns moradores reclamam da quantidade de cloro e cor esbranquiçada da água.

Segundo pesquisa realizada pelo UOL junto ao laboratório Controle Analítico em diferentes regiões da capital, a água que chega às casas da região metropolitana é potável, segundo critérios estabelecidos pela legislação brasileira. “Em nenhuma das amostras foram encontrados coliformes fecais e Escherichia Coli, bactéria presente no intestino humano e de alguns animais e que causa infecção intestinal e urinária”, divulgou a reportagem.

Mas algumas amostras apresentaram maior índice de cloreto, consequência do maior uso do cloro no tratamento da água no sistema. Em grande quantidade, esse cloreto pode causar problemas de pele e ressecamento do cabelo.

"O cloro tira a proteção e hidratação natural da pele, cabelo e couro cabeludo, que podem sofrer dermatites e irritações”, explica a dermatologista Patricia Rittes, que ensina alguns passos para evitar os sintomas e o ressecamento.

+BAIXA UMIDADE: 7 CUIDADOS PARA MANTER A SAÚDE DA PELE NOS DIAS MAIS SECOS

Cuidados com a pele

. “O ideal é evitar os banhos quentes, que contribuem para deixar a pele ainda mais seca.”
. “Hidrate sempre. Quem preferir pode usar um hidratante de banho ou óleos, que são mais práticos.”
. “Borrife um pouco de água termal no rosto antes e depois do banho, para ajudar a manter a hidratação natural.”
. “Prefira sabonetes para peles sensíveis, com calêndula, lactose de amônia e ureia na fórmula.”

Cuidados com o cabelo


. “Para cabelos tingidos ou com química prefira xampus e cremes com filtro solar na fórmula, que protegem a cor e a estrutura do fio.”
. “Faça hidratações regulares com máscaras e proteja os fios antes do banho com cremes restauradores, assim como é indicado antes de entrar no mar ou piscina.”
. “Com os cabelos úmidos, borrife um pouco de água termal, ela ajuda a equilibrar os ions e o ph.”
. “Termine o banho com um pouco de água mineral nos cabelos.”

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail