Beleza

Entenda a diferença entre esmaltes 3 free, 5 free e conheça as alternativas hipoalergênicas disponíveis no mercado

Quem presta atenção nos rótulos de esmaltes já deve ter se deparado com as informações “3 free” ou “5 free”. Mas afinal, o que isso significa?

Significa que o esmalte é livre de substâncias que podem causar alergia: “O esmalte é considerado 3 free quando não possui formaldeído, toluenol e dibutilftalato (DBP)”, explica a Dra. Christiane Gonzaga, da Sociedade Internacional e Americana de Dermatologia e Cosmética.

Mas e o 5 free? Além de ser livre das três substâncias, também não conta com resina e cânfora. “As principais substâncias alergênicas do esmalte comum são o formol, tolueno e o dibutilftalato”, reforça.

E para que servem essas substâncias nos esmaltes?
O tolueno é um solvente usado para a fixação do esmalte. O formol (formaldeído) tem a função de aumentar a durabilidade do esmalte e o DBP tem a função de aumentar seu brilho.

 



Alternativas
Tendo em foco essa preocupação, diversas marcas apostaram em esmaltes hipoalergênicos, como a Colorama e a Risqué, que recentemente mudou a sua fómula para 3 free. A marca nacional Océanne Feme também acaba de lançar uma linha hipoalergânica, esta com 24 cores 5 free. "A indústria substitui esses componentes que podem dar alergia, por outros com a mesma função, mantendo a durabilidade, fixação e brilho", explica a doutora. Veja na galeria acima as opções.

 

E como saber se sou alérgica?
Segundo a dermatologista, as alergias podem se manifestar de diferentes formas: “Os sintomas podem aparecer nas unhas, nos dedos, ou até aparecer no rosto, principalmente nas pálpebras. As unhas ficam mais frágeis, finas, moles e podem descamar. Já as pálpebras, em contato com o esmalte, podem ficar avermelhadas e coçar.”


Em caso de alergia
A doutora recomenda tirar o esmalte e procurar um dermatologista. "Recomendo uma formulação chamada vitabase para quem tem alergia a esmaltes. Esta base só é feita por prescrição médica. É uma base aquosa contendo copolímero acrílico, que dá aderência e forma uma película protetora nas unhas. O dermatologista pode fazer uma prescrição personalizada e adicionar a esta base ativos dermatológicos para tratar as unhas."

 


Onde encontrar

Betulla - www.betulla.com.br
Colorama - www.coloramaesmaltes.com.br
Dna Italy - (00/XX/11) 2368-7067
Essie - essiebrasil.com.br
Granado - www.granado.com.br
Impala - www.impala.com.br
Mohda - www.mohda.com.br
Océane Femme - oceane.packjob.com.br
Pronails - (00/XX/11) 4305-9331
Revlon - www.revlon.com.br

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail