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Os 6 alimentos que você deve incluir na dieta de inverno para ajudar a combater a queda de imunidade no tempo frio

Inverno não é fácil. O clima seco e as mudanças bruscas de temperatura são alguns dos fatores que influenciam na baixa da imunidade, abrindo espaço para gripes e resfriados na rotina. 

Segundo a nutricionista Sheila Mustafá, também é importante manter a atenção aos excessos de alguns alimentos e bebidas. "O consumo de álcool, açúcar refinado, café em excesso, industrializados, gordura trans ou saturada pode influenciar nessa baixa", aponta.

Assim como alguns alimentos podem prejudicar as defesas do corpo, outros são fundamentais para mantê-las. Além de consumir bastante água e praticar exercícios, veja quais alimentos podem ajudar neste inverno:

1. FRUTAS CÍTRICAS



Fontes riquíssimas de Vitamina C, que conta com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e fibras. Além da imunidade, frutas como a laranja, kiwi, morango e limão auxiliam nas doenças cardiovasculares.

2. OLEAGINOSAS



Fonte de selênio, as oleaginosas têm propriedades antioxidantes, imunoestimulante, desintoxicante e anti-inflamatória. O selênio é encontrado principalmente na castanha do pará, amêndoa, macadâmia e cereais integrais, como aveia e quinoa.

3. GENGIBRE



Alimento funcional com propriedades antioxidantes e anti-infamatória, fundamentais para o sistema imunológico contra vírus, bactérias, produtos químicos e agressões externas.

4. ALIMENTOS COM TONALIDADE ALARANJADA



Fontes de Vitamina A, os alimentos com essa coloração contam com uma poderosa ação antiinflamatória. Cenoura, abóbora, mamão e manga são alguns dos alimentos ricos em Vitamina A.

5. ALHO



Devido às propriedades antivirais e antibacterianas, bem como o seu conteúdo de Vitamina C, o alho é fonte de antioxidantes, sais minerais, como ferro, silício, selênio e zinco, enzimas e diversos compostos biologicamente ativos, como a alicina, conhecida pelas propriedades antibacterianas e antivirais

6. AÇAFRÃO DA TERRA



Tem como princípio ativo a curcumina, que tem função anti-inflamatória e a favor da imunidade. Também ajuda na prevenção de processos degenerativos relacionados à idade, agindo na proteção celular contra danos por estresse oxidativos.

(TEXTO: MIRELLA MENTONE)

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