Beleza

Tranças rastafári: jornalista que usa o penteado desde os 5 anos conta como cuidar do cabelo afro sem drama

A jornalista Luiza Brasil (foto abaixo), de 26 anos, aposta na trança rastafári desde os cinco anos de idade, salvo curtos intervalos, quando usa o cabelo solto ou black power. Já se tornou, então, uma expert em cuidados com o cabelo afro, assim como Beyoncé, que em mais de 20 anos de carreira já teve diversos penteados como marca registrada. A cantora já passou pelo black power, liso, curto, loiro e, claro, as notórias mini trançinhas rastafári no cabelo todo, em coque, loiras e com o comprimento abaixo da cintura.

+ESPECIALISTA EM BELEZA NEGRA AJUDA A RESOLVER O DILEMA DO TOM CERTO DE BASE

Também conhecido como box braid, o tal recurso trançado leva de seis a oito horas para ser feito, dependendo do comprimento do cabelo, e a manutenção deve ser feita periodicamente. “Eu faço de três em três meses e não tem como só retocar a raiz, tem que tirar tudo para fazer inteiro novamente", explica Luiza, que recomenda um intervalo de no mínimo um dia antes de refazer as tranças: “Eu tiro sozinha um dia antes e deixo meu cabelo respirar antes de voltar para retocar”, conta.



A jornalista revela que a responsável pelo tratamento rastafári do seu cabelo -que chega a pesar mais de um quilo!- é Cida Martins, expert no assunto e que atende no salão Carlos Hair Center, na rua Riachuelo, no Rio. Segundo a cabeleireira, a lavagem deve ser feita durante o dia e de duas à três vezes por semana: “Assim como os dreads, as tranças rastafári precisam secar direito. Mesmo se tiver que lavar a cabeça à noite, o ideal é usar o secador."

+RETROSPECTIVA: OS CABELOS FUNDAMENTAIS DO ESTILO DE BEYONCÉ, COM OU SEM PERUCA

Luiza considera o penteado mais prático que o black power ou qualquer outro: “Ele não precisa de nada, é só lavar. Nem mesmo uso condicionador.” A cabeleireira recomenda ainda o uso de xampus anti-caspa, que garantem melhor limpeza e tratam o couro cabeludo.



Para quem pensa em aderir ao penteado, o valor das tranças rasta no salão da Cida começa em R$ 120 e aumenta conforme o comprimento. “Um cabelo na altura da cintura sai em torno de R$ 220”, conta.

Antes de sair fazendo as trancinhas, uma última recomendação: cuidar muito bem do cabelo antes de trançar. "É importante fazer uma hidratação para garantir que o cabelo fique bem cuidado", reforça Cida.

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas