Beleza

Venceu, vai para o lixo. Aprenda a descartar seus cremes e esmaltes velhos sem agredir o meio ambiente

Ficar atento à data de validade dos cosméticos é fundamental para garantir a saúde e bem-estar da sua pele. Cosméticos vencidos podem causar irritações e até alergias mais sérias se não descartados dentro do prazo especificado pelo fabricante.

Mas na hora do descarte, é importante avaliar o tipo de produto e qual a forma menos agressiva para o meio ambiente - já que algumas elementos químicos típicos desses produtos podem contaminar o solo e a água. Aprenda caso a caso as melhores maneiras.

 

COSMÉTICOS LÍQUIDOS

"Produtos líquidos, como xampu e condicionadores, podem ser descartados normalmente nas redes de tratamento de esgoto - ou seja, nos ralos e privadas", explica o engenheiro ambiental Augusto Barbosa. "Como a quantidade normalmente é pequena, as substâncias presentes nesses produtos não alteram a qualidade dos esgotos, que são tratados antes de chegar ao ambiente".

+FALTOU ÁGUA? 6 PRODUTOS PARA TOMAR UM BANHO DE GATO!

Ainda assim, é importante ressaltar que isso não vale para o descarte direto no meio. "Caso esses produtos sejam descartados diretamente em rios, lagos ou mesmo no solo, podem afetar o meio ambiente."



ESMALTES

Pela grande quantidade de produtos químicos, esmaltes e removedores merecem atenção especial "O correto nesses casos é verificar com os fabricantes onde descartar o produto. Por se tratar de tintas e solventes podem ser considerados como resíduos perigosos e com alto potencial de contaminação do ambiente", diz Barbosa. Existem pontos de coleta, que recebem esmaltes vencidos ou no fim - busque opções na sua cidade.



SÓLIDOS E PASTOSOS



"Produtos sólidos ou pastosos, como maquiagens e cremes, podem ser descartados junto com o resíduo doméstico, no lixo orgânico. Esse resíduo será destinado a aterros sanitários, que possuem toda estrutura para evitar a contaminação dos solos, águas subterrâneas e superficiais."

+CHIARA GADALETA ENSINA 7 MANEIRAS DE COMO SER SUSTENTÁVEL NO DIA A DIA

 

EMBALAGENS


Já as embalagens dos produtos devem ser destinadas à reciclagem. "Não é necessário fazer a lavagem dos recipientes, uma vez que estes produtos não são perecíveis e não oferecem riscos à saúde. No próprio processo de reciclagem essas embalagens passam por lavagem e limpeza", diz o engenheiro.

Se a cidade não oferece coleta seletiva, vale procurar cooperativas de reciclagem que trabalhem com esses materiais.

+EM TEMPOS DE VOLUME MORTO, SAIBA COMO MANTER PELE E CABELO HIDRATADOS




ALTERNATIVAS

Algumas marcas contam com as chamadas políticas de reversas de descarte - ou seja, aceitam de volta as embalagens vazias de seus produtos e as encaminham para a reciclagem. Algumas até trocam as embalagens por produtos novos. Conheça alguns:

Back to M.A.C



O programa consiste em devolver à M.A.C seis embalagens plásticas vazias, em troca de um batom da linha fixa da marca.

Lush



A Lush, marca inglesa que chegou ao Brasil em 2014, já tem toda uma política de embalagens recicladas para seus produtos líquidos e pastosos. E ainda incentiva a devolução, trocando 5 potes vazios por uma máscara fresca.

O Boticário

O Boticário conta com pontos de coleta de embalagens espalhados pelas lojas da marca no Brasil. Eles aceitam embalagens de todo o grupo Boticário, que inclui a Quem Disse, Berenice?, Beauty Box e Eudora.

Risqué



A marca conta com pontos de descartes para os vidrinhos da Risqué e de outras marcas nas lojas Ikesaki em São Paulo, Santo André e em breve em Osasco.

(TEXTO: MIRELLA MENTONE)

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail