Boa Vida

10 lições básicas para manter a harmonia no escritório

O fato é o seguinte: a gente passa a maior parte do tempo da vida com as pessoas do trabalho, goste ou não. Muito mais tempo do que com amigos, namorados e a própria família. Curiosamente, o horário nobre do dia de todos nós é entre pessoas que não escolhemos, não conhecíamos antes e que podemos, até mesmo, não gostar.

"No entanto, bem ou mal, a coisa funciona. E pode funcionar ainda melhor se cada um observar pequenos cuidados para uma política de boa convivência. Não custa nada e torna oito horas do dia muito mais agradáveis. Falem a verdade: não é pouco coisa!", diz Gloria Kalil. Aqui vão 10 passos para manter a boa convivência no ambiente profissional.

1. Nunca ouvir música em volume alto

Não invada o ambiente com a música do computador. O que você ama de ouvir, pode ser o que o vizinho de mesa mais odeie - e vice-versa, pense bem.

2. Cuidado com os fones de ouvido

Eles não são proibidos, mas não se isolem com o fone a ponto de obrigar seus colegas a levantar e cutucá-lo para chamar a atenção.

3. Preste atenção nos tiques

Evite batucar com a caneta enquanto fala ao telefone, causando um barulho irritante para quem está ao lado; tamborilar sistematicamente com a ponta dos dedos a mesa de reunião; balançar as pernas chutando (ainda que de leve) os pés da mesa.

4. Higiene é fundamental

Cuidado com os outros tiques pouco higiênicos como ficar mexendo no nariz, fungar como se estivesse resfriado, ou produzir horríveis roncos e resfolegar como se o pulmão fosse sair pela garganta.

5. Use perfume na medida

Não abusem do perfume nem da falta dele. Um cheirinho de limpeza é sempre muito agradável.

+ AS TRÊS REGRAS DE OURO DO AR-CONDICIONADO NO TRABALHO

6. O pessoal fica fora da empresa

Telefonemas particulares devem ser rápidos e em tom baixo. Aliás, não falem alto nunca.

7. WhatsApp silencioso

Ao sair para um cafezinho, leve consigo o celular para que ninguém tenha que aturar os sons das chamadas enquanto vocês estão fora.

8. Nada de comilança

Não coma na mesa de trabalho para não enjoar o vizinho com cheiro de comida. E, ao terminar o lanche, deixe a mesa impecavelmente limpa.

9. Não fume

Em hipótese alguma. Não adianta abrir a janela e fumar ali do lado. Cigarro é na rua - e olhe lá.

10. Educação em primeiro lugar

Seja bem-educado sempre. Sorria e diga bom dia, por favor, obrigado e até amanhã aos seus colegas, porteiros, manobristas, telefonistas, faxineiros e chefes.

(TEXTO: HIGOR DORTA)

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail