Boa Vida

Convites: Gloria explica quando e como mandá-los

Casamentos, festas de aniversário, despedida... Cada evento pede um planejamento diferente e o convite depende da festa ou da ocasião que se está planejando.

Convites de casamento devem ser mandados com bastante antecedência – no mínimo 30 dias – para que os amigos e familiares, principalmente os que não moram na mesma cidade, tenham tempo de organizar a agenda e planejar a viagem, as roupas, o presente.

Para festas de aniversário ou para a despedida de alguém que vai morar fora do país, o ideal é avisar dez ou 15 dias antes. Já para eventos que exijam menos preparação (que não requeiram presentes ou roupas especiais), como lançamentos de livros, exposições, jantares em casa, uma semana é suficiente – aliás, mais do que isso pode fazer com que a pessoa se esqueça do compromisso.

Porém, se seus convidados são muito ocupados e vivem com a agenda lotada, o melhor é perguntar antes que dia eles têm livres para depois marcar o jantar ou a festa e chamar os mais disponíveis.

Convites para grandes festas, eventos comerciais ou comemorações mais formais, geralmente são feitos em cartões impressos e costumam  vir com a sigla RSVP embaixo (répondez s'il vous plaît, em Francês, que siginifica: responda, por favor). Favor obedecer. O motivo deste pedido é ter uma ideia do número de pessoas que vão aceitar o convite para providenciar os comes e bebes na quantidade certa. Não demore em atender para facilitar a vida do anfitrião e garantir uma boa festa para todos.

Casamentos em igrejas ou templos não costumam pedir confirmação de presença.

Convites para festinhas e jantares menores, com amigos mais íntimos, se resolvem por telefone, e-mail ou mensagens via celular. Sem muita cerimônia ou complicação.

Para enviar a sua pergunta, entre em contato via Twitter (@sitechic), Facebook, pelo e-mail do Chic ou aqui no site, na seção de Comentários.

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail