Boa Vida

Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin falam de fotografia, internet e Lady Gaga

Durante a coletiva de imprensa armada nesse segundo dia do SPFW (14.06), a dupla de fotógrafos holandeses Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, autores da exposição Pretty Much Everything, falaram do processo criativo e da sua musa inspiradora do momento: a cantora Lady Gaga. Veja os pontos fortes do bate papo a seguir.

. A exposição
"Há sete anos, começamos o projeto para montar um livro com a retrospectiva de 26 anos do nosso trabalho. Reunimos mais de 600 imagens e o volume deve ser lançado até o fim de 2011. A pesquisa virou também uma exposição na Foam Gallery, em Amsterdã, com metade das fotos e agora trouxemos a mostra para o Brasil. Elas são uma mistura de moda e arte e foram colocadas em pares, uma ao lado da outra, ligadas por uma relação estética ou mundana vs. espiritual, sempre com uma tensão entre opostos", apontou Inez.

. Processo criativo
"Temos pensamentos parecidos e complementares. Sempre buscamos uma coisa nova e tentamos não nos repetir. Tiramos fotos de ângulos diferentes e, dessa forma, se eu não conseguir uma foto, sei que ele conseguirá. Demoramos cerca de 10 anos para encontrarmos nosso estilo. Buscamos inspiração em livros, videoclipes, cinema e na ambiguidade de pessoas como David Lynch. Qualquer coisa ou pessoa pode ser o ponto de partida para um trabalho."

. Photoshop

"Usamos o Photoshop como uma ferramenta, assim como usamos a câmera", disse Vinoodh. E Inez completou: "é uma forma de entrarmos na situação que não vemos do lado de fora. Às vezes, nos perguntam o que achamos desses retoques excessivos e eu acho interessante essa distinção entre imagem e realidade. Nos filmes, por exemplo, pode acontecer de colocarem o rosto de Angelina Jolie e o corpo de outra mulher e isso é imagem, a realidade não muda. Esse debate sobre a realidade estar cada vez mais distante da realidade faz parte da nossa cultura."

. A internet
"A internet trouxe uma forma diferente de ver a imagem. Abrimos uma conta no Twitter e vimos como tudo é dinâmico. Qualquer um pode fotografar uma imagem bonita na rua e, na mesma hora, mostrar para todos, sem intermediários. Ao mesmo tempo, a tecnologia tira um pouco o status da obra. Ao vivo, você consegue visualizar detalhes e a impressão, por exemplo. Mas a internet ganha na divulgação e rapidez.”

. Imagem favorita
“Acho que a imagem mais pessoal do nosso trabalho é a foto de nós dois nos beijando com o meu corpo todo pintado de vermelho. Mostra o meu rosto totalmente destruído e a representação de como a pessoa fica quando se perde o amor. Mostra o contraste, a alteração da imagem, a dualidade. Tudo.

. Celebridades
O mais empolgante é quando trabalhamos com celebridades, pois o tempo é limitado e em menos de 20 minutos temos que conseguir uma boa foto. Assim, a relação nesses minutos é muito intensa e o trabalho é compensado com a troca.”

. Lady Gaga
“Nesse momento, a pessoa que mais nos inspira é Lady Gaga, não só pelo visual. Depois que a conheci, achei fascinante como ela se preocupa com que as pessoas em volta sejam melhores. Ela quer que seus fãs se sintam livres e cresçam. Temos um sentimento semelhante quando estamos fotografando.”

. Brasil

"Essa é a primeira vez que viemos ao Brasil e as nossas referências eram as modelos Raquel Zimmermann e Izabel Goulart. Ainda não tiramos fotos aqui, mas queremos conhecer mais sobre a cultura e as pessoas. Os brasileiros tem um calor, uma alegria que tornam o trabalho mais fácil e dinâmico."

 

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail