Casa Chic

Dossiê dos fios: aprenda a traduzir a etiqueta na hora de comprar um lençol novo para vestir sua cama

Se passamos boa parte da vida na cama, nada mais essencial do que escolher os lençóis certos na hora de comprar um jogo de cama. E aí surge a dúvida: o que significa o número que identifica a etiqueta? Algodão egípcio é melhor que o percal?



Além do preço e do toque, o segredo é entender o número de fios da peça - quanto maior, melhor. Tecnicamente, eles representam a densidade por polegada quadrada na trama do tecido.

Explicando em miúdos, números maiores significam que foram usados uma quantidade maior de fios mais finos na construção do material. E fios mais finos têm que ser mais resistentes, logo a matéria-prima é de maior qualidade.

Por isso, pode-se dizer que quanto mais fios uma peça tem, mais nobre ela é, além de oferecer uma durabilidade maior. Na mmartan, você pode encontrar uma variedade de produtos em fio egípcios, por exemplo as linhas Valentine e Monaco, com 400 fios de algodão egípcio.



E o tal algodão egípcio, é uma vantagem?

Produzido em condições ideais de solo e clima, o algodão importado de lá ganhou reconhecimento exatamente por ter fibras longas e finas - sendo apropriado para lençóis supermacios, a partir de 200 fios. Por ser longo, o egípcio não arrepia e dá ao tecido um toque liso e acetinado.

Mas o algodão brasileiro não fica atrás, e é com ele que é produzido o famoso percal, com peso a partir de 180 fios, que dá a textura agradável das principais linhas de produtos mmartan. Diferente do que se padronizou chamar "100% algodão", que fica na base dos 150 fios.

O percal também pode ser produzido misturando o algodão com poliéster - que barateia o preço, mas também o conforto. Então vale ficar de olho na etiqueta - você só encontrará produtos 100% algodão e e legítimos fios egípcios

Ouras opções de tecidos para lençóis que aparecem no mercado são o linho, o cetim e a seda pura. Apesar de mais nobres que o algodão, esses fios têm uma diferença importante no uso: pela trama fechada, eles retêm o calor do corpo - então, melhor deixar para tirá-los do armário nos dias frios, ao contrário do algodão que pode ser usado no ano inteiro.

+ ACHO CHIC: VEJA AS PEÇAS ESCOLHIDAS NA COLEÇÃO MMARTAN


Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail