Casa Chic

Guia máximo do enxoval: o que comprar na hora de montar a casa nova ou presentear os noivos amigos

Vestido, decoração da igreja, padrinhos, música, festa, família… A lista de providências e preocupações para quem vai casar é uma loucura! Mas há um item dessa lista que não precisa ser um drama para o casal que está montando casa: o enxoval.

A tradição do enxoval foi mudando com o passar do tempo. Antigamente, era símbolo de status ao representar o poder econômico da família da noiva - muitas vezes, era ela mesma, com as mulheres próximas da casa, as tias, as primas, quem bordavam as inúmeras fronhas, os lençóis, as camisolas e as toalhas de mesa que ela usaria em sua nova casa até o final da vida. Participar de um enxoval e dar de presente um lençol bordado à mão, monogramado com as iniciais do casal, era uma maneira de desejar boa sorte aos noivos em seu casamento.

No século 21, o enxoval continua a ser uma necessidade. Toalhas e lençóis não são mais feitos à mão, nem são tão numerosos. O foco hoje é a praticidade sem deixar de lado a beleza. Tudo tem que ser fácil de lavar e secar sem perder a cor nem a maciez do toque.

Mas como montar o enxoval ideal? O que seria um enxoval básico para um jovem casal que está montando a casa pela primeira vez? Muitos noivos fazem sua lista de presentes em lojas que vendem louças, copos, eletrodomésticos, talheres mas, na hora de comprar toalhas e lençóis, ficam perdidos e sem saber quantas peças levar e o que é mais útil escolher.

Para ajudar a resolver de modo inteligente e prático essa situação, algumas boas lojas de cama, mesa e banho criaram um serviço de consultoria que indica a melhor quantidade de peças necessárias para atender caso a caso as necessidades do casal de acordo com o orçamento, tamanho do apartamento, tipo de vida do futuro casal. Uma ajuda e tanto numa hora em que  a cabeça dos noivos tem que se dividir em mil decisões por minuto!

Gabriela Rodrigues, diretora de produto da mmartan, dá alguns conselhos preciosos: "Pense na qualidade dos produtos e busque tecidos melhores - não economizar tanto na escolha vai fazer as peças durarem mais - sem falar no conforto! Ao comprar um lençol, atenção às medidas exatas da cama, principalmente a altura dos colchões. Lembre-se também dos hóspedes: tenha à mão um kit separado para recebê-los sem afobação".

Além disso, sempre é bom lembrar aos noivos que vão morar em casas ou apartamentos pequenos que vale muito a pena ter capas avulsas para edredons, travesseiros e colchões. Protegem e simplificam a vida, já que lavam e secam com a maior facilidade.

Com a ajuda de Gabriela, montamos uma lista básica de peças indispensáveis a um bom enxoval - anote e customize para o que você precisa.

CAMA E BANHO

. 03 jogos de lençóis
. 02 lençóis de baixo avulsos com elástico
. 02 travesseiros
. 02 edredons,
. 02 capas de edredom
. 01 colcha matelasse
. 01 colcha Piquet
. 01 colcha estampada decorativa
. 01 cobertor ou manta ideais para o inverno
. 01 protetor de colchão
. 02 protetores de travesseiros
. 02 jogos de banho (5 peças)
. 02 toalhas de banho gigantes avulsas
. 02 toalhas de rosto avulsas
. 02 roupões
. 04 toalhas de lavabo
. 01 tapete de banheiro



MESA

. 03 toalhas de mesa para uso diário
. 04 jogos americanos com guardanapos
. 01 toalha de mesa sofisticada com guardanapos para ocasiões especiais

HÓSPEDES

. 02 jogos de lençóis (incluindo jogos de solteiro)
. 01 edredom
. 02 travesseiros
. 02 colchas de matelasse
. 01 protetor de colchão
. 02 toalhas de banho
. 02 toalhas de rosto
. 01 piso de banho
 

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail