Casa Chic

5 conselhos para receber bem um hóspede em casa

Feriado prolongado, férias ou viagem surpresa de um hóspede em casa? É bom se preparar: por maior que seja a intimidade com o parente ou amigo, algumas regrinhas na hora de receber ajudam a poupar os dois lados de pequenas dores de cabeça e deixam sua casa como um bom cartão postal da viagem.
 
1. Tem um quarto de hóspedes? Ele costuma ser o menos conhecido a casa, então não custa verificar de antemão se está tudo funcionando direito, incluindo tomadas, banheiro e uma luz de cabeceira. Veja se o colchão está confortável e os travesseiros  não estão embolotados ou cheirando pó pelo tempo.
 
2. Hóspede tem que ser bem cuidado. Separe os melhores lençóis, boas toalhas - de preferência tenha um jogo com cor diferente das usadas pelas pessoas da casa - e cabides em bom número. No banheiro, papel higiênico extra e um sabonete especial fechado para ele.


 
3. Pense em fofuras que vão melhorar o humor de quem chegou de uma longa viagem. Quem não gosta de se recebido num quarto cheiroso e com a cama bem arrumada? Pense em colocar uma flor no banheiro e um cheirinho especial na cama, seja um refrescante de lençol ou um spray de casa, na mmartan você encontra uma linha completa
 
4. Avise quem precisa saber que o hóspede existe, principalmente o porteiro do prédio e os amigos mais próximos - fica mais fácil dividir a tarefa de passeios se você envolver mais pessoas na vida do visitante. E faça cópias das chaves, para que a visita não fique tão dependente dos seus horários.
 
5. Deixe-o livre! Você conhece a cidade, então é legal pensar em programas que sabe que vai agradar, ainda mais se a visita for estrangeira. Mas não sufoque o convidado com roteiros extensos, nem pense que é sua obrigação resolver todas as pendências sem que seja pedido. Libere seu hóspede para as pequenas aventuras que toda viagem proporciona.

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Guia máximo do enxoval: o que comprar na hora de montar a casa nova ou presentear os noivos amigos

Vestido, decoração da igreja, padrinhos, música, festa, família… A lista de providências e preocupações para quem vai casar é uma loucura! Mas há um item dessa lista que não precisa ser um drama para o casal que está montando casa: o enxoval.

A tradição do enxoval foi mudando com o passar do tempo. Antigamente, era símbolo de status ao representar o poder econômico da família da noiva - muitas vezes, era ela mesma, com as mulheres próximas da casa, as tias, as primas, quem bordavam as inúmeras fronhas, os lençóis, as camisolas e as toalhas de mesa que ela usaria em sua nova casa até o final da vida. Participar de um enxoval e dar de presente um lençol bordado à mão, monogramado com as iniciais do casal, era uma maneira de desejar boa sorte aos noivos em seu casamento.

No século 21, o enxoval continua a ser uma necessidade. Toalhas e lençóis não são mais feitos à mão, nem são tão numerosos. O foco hoje é a praticidade sem deixar de lado a beleza. Tudo tem que ser fácil de lavar e secar sem perder a cor nem a maciez do toque.

Mas como montar o enxoval ideal? O que seria um enxoval básico para um jovem casal que está montando a casa pela primeira vez? Muitos noivos fazem sua lista de presentes em lojas que vendem louças, copos, eletrodomésticos, talheres mas, na hora de comprar toalhas e lençóis, ficam perdidos e sem saber quantas peças levar e o que é mais útil escolher.

Para ajudar a resolver de modo inteligente e prático essa situação, algumas boas lojas de cama, mesa e banho criaram um serviço de consultoria que indica a melhor quantidade de peças necessárias para atender caso a caso as necessidades do casal de acordo com o orçamento, tamanho do apartamento, tipo de vida do futuro casal. Uma ajuda e tanto numa hora em que  a cabeça dos noivos tem que se dividir em mil decisões por minuto!

Gabriela Rodrigues, diretora de produto da mmartan, dá alguns conselhos preciosos: "Pense na qualidade dos produtos e busque tecidos melhores - não economizar tanto na escolha vai fazer as peças durarem mais - sem falar no conforto! Ao comprar um lençol, atenção às medidas exatas da cama, principalmente a altura dos colchões. Lembre-se também dos hóspedes: tenha à mão um kit separado para recebê-los sem afobação".

Além disso, sempre é bom lembrar aos noivos que vão morar em casas ou apartamentos pequenos que vale muito a pena ter capas avulsas para edredons, travesseiros e colchões. Protegem e simplificam a vida, já que lavam e secam com a maior facilidade.

Com a ajuda de Gabriela, montamos uma lista básica de peças indispensáveis a um bom enxoval - anote e customize para o que você precisa.

CAMA E BANHO

. 03 jogos de lençóis
. 02 lençóis de baixo avulsos com elástico
. 02 travesseiros
. 02 edredons,
. 02 capas de edredom
. 01 colcha matelasse
. 01 colcha Piquet
. 01 colcha estampada decorativa
. 01 cobertor ou manta ideais para o inverno
. 01 protetor de colchão
. 02 protetores de travesseiros
. 02 jogos de banho (5 peças)
. 02 toalhas de banho gigantes avulsas
. 02 toalhas de rosto avulsas
. 02 roupões
. 04 toalhas de lavabo
. 01 tapete de banheiro



MESA

. 03 toalhas de mesa para uso diário
. 04 jogos americanos com guardanapos
. 01 toalha de mesa sofisticada com guardanapos para ocasiões especiais

HÓSPEDES

. 02 jogos de lençóis (incluindo jogos de solteiro)
. 01 edredom
. 02 travesseiros
. 02 colchas de matelasse
. 01 protetor de colchão
. 02 toalhas de banho
. 02 toalhas de rosto
. 01 piso de banho
 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Quarto também tem moda - e a sua cama pode seguir as tendências da estação com as capas de edredom

Um dos pontos-chave para um quarto confortável é, além da organização, a harmonia de cores na cama. Você pode nem prestar atenção no que faz, mas provavelmente já se pegou combinando a colcha com o cobertor, procurando lençóis novos que tenham a ver com os tons que mais te agradam naquele momento.

Mas se é tão fácil trocar as peças menores mais leves, você ainda acha que precisa cobri-las com o mesmo edredom para sempre? Nem pensar - e é aí que entram as capas de edredom, reconhecidas internacionalmente como duvets.



Um mesmo edredom, três ambientes diferentes? É possível.

Feitas de cetim, seda ou algodão, as capas de edredom têm praticidade que vão além da estética. Elas ajudam a dar uma cara fresca ao ambiente sem fazer volume no armário - no espaço ocupado por um segundo edredom, por exemplo, você pode guardar até 15 capas. E aí é a vontade que manda, trocando cores e estampas à medida que o ambiente pede - como a moda, não é?

Elas também são superaliadas no aumento da durabilidade do edredom, ajudando a protegê-lo do pó, manchas do dia a dia e qualquer outra sujeira, poupando as idas à lavanderia (e o seu dinheiro, consequentemente).

Exatamente por cumprir esse papel, elas também têm praticidade extra na hora de lavar: podem ser limpas na máquina domésticas, secam rapidamente e não têm risco de estragar o recheio no processo, além de contribuírem para uma vida saudável, uma vez que a facilidade de limpeza evita o acumulo de ácaros, fungos e bactérias.

+ ACHO CHIC: VEJA AS CAPAS DE EDREDON ESCOLHIDAS PELO CHIC NA MMARTAN


 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Dossiê dos fios: aprenda a traduzir a etiqueta na hora de comprar um lençol novo para vestir sua cama

Se passamos boa parte da vida na cama, nada mais essencial do que escolher os lençóis certos na hora de comprar um jogo de cama. E aí surge a dúvida: o que significa o número que identifica a etiqueta? Algodão egípcio é melhor que o percal?



Além do preço e do toque, o segredo é entender o número de fios da peça - quanto maior, melhor. Tecnicamente, eles representam a densidade por polegada quadrada na trama do tecido.

Explicando em miúdos, números maiores significam que foram usados uma quantidade maior de fios mais finos na construção do material. E fios mais finos têm que ser mais resistentes, logo a matéria-prima é de maior qualidade.

Por isso, pode-se dizer que quanto mais fios uma peça tem, mais nobre ela é, além de oferecer uma durabilidade maior. Na mmartan, você pode encontrar uma variedade de produtos em fio egípcios, por exemplo as linhas Valentine e Monaco, com 400 fios de algodão egípcio.



E o tal algodão egípcio, é uma vantagem?

Produzido em condições ideais de solo e clima, o algodão importado de lá ganhou reconhecimento exatamente por ter fibras longas e finas - sendo apropriado para lençóis supermacios, a partir de 200 fios. Por ser longo, o egípcio não arrepia e dá ao tecido um toque liso e acetinado.

Mas o algodão brasileiro não fica atrás, e é com ele que é produzido o famoso percal, com peso a partir de 180 fios, que dá a textura agradável das principais linhas de produtos mmartan. Diferente do que se padronizou chamar "100% algodão", que fica na base dos 150 fios.

O percal também pode ser produzido misturando o algodão com poliéster - que barateia o preço, mas também o conforto. Então vale ficar de olho na etiqueta - você só encontrará produtos 100% algodão e e legítimos fios egípcios

Ouras opções de tecidos para lençóis que aparecem no mercado são o linho, o cetim e a seda pura. Apesar de mais nobres que o algodão, esses fios têm uma diferença importante no uso: pela trama fechada, eles retêm o calor do corpo - então, melhor deixar para tirá-los do armário nos dias frios, ao contrário do algodão que pode ser usado no ano inteiro.

+ ACHO CHIC: VEJA AS PEÇAS ESCOLHIDAS NA COLEÇÃO MMARTAN


Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail