Casamento

Conheça os rituais que animam as cerimônias não religiosas

Em uniões que acontecem fora de locais religiosos, é comum que os noivos escolham pequenos rituais que celebram o amor de uma maneira diferente.

“O bom desses ritos é que, além de emocionantes, envolvem os convidados, que não ficam distraídos ouvindo só o celebrante falar”, explica a assessora Talita Uoya, que lista abaixo algumas das cerimônias mais realizadas nos casamentos.

1
. AREIA



Aqui cada noivo tem um pote com areia, cada um com uma cor e um vaso vazio. “Em um determinado momento da cerimônia, o celebrante pede para que os noivos joguem, juntos, as areias no pote vazio. Isso simboliza que o amor dos dois, assim como os grãos de areia, não irá se separar”, explica Talita. O conteúdo do vaso, com as areias misturadas, é levado para a casa dos noivos para ficar como enfeite e lembrança. Nesse ritual, os padrinhos também podem participar, despejando porções de areias no vaso dos noivos - e desejando palavras de amor e união ao casal.

2. VELAS OU LUZES
Na bancada do cerimonial existe uma vela grande e duas pequenas. Antes de o celebrante oficializar a união, os noivos acendem as velas menores na chama da maior. Isso significa que as velas de cada um representam a vida individual, e a grande, a vida em comum do casal.

3. ÁRVORE
Esta é mais escolhida por casais ligadas a natureza. No altar da celebração existe uma muda de árvore e um regador. O celebrante pede para que os noivos reguem a muda, como devem fazer com a união, lembrando que a relação deve ser cuidada com todo o amor. “Após o casamento, os noivos plantam a muda em um lugar que gostam e visitam muito. Para ficar mais harmonioso, vale dar de lembrança mudinhas de plantas”, conta Talita.  

4. VINHO



“Esta é a mais interessante para os noivos que querem recordar a união anos depois do dia do casamento”, comenta Talita. O casal compra um vinho (de preferência de boa qualidade para se conservar bom por anos), duas taças e deixa tudo dentro de uma caixa-urna. Durante a cerimônia, o celebrante pede para que o casal coloque os votos escritos por cada um dentro da caixa, fecham-na e combinem o ano que irão abrir e ler os papéis novamente – e, claro, tomar o vinho para celebrar o amor e o casamento.

5. TAÇA
No altar existem duas taças, uma com vinho bem seco e outra com vinho docinho. Durante a cerimônia, o celebrante pede para que cada noivo tome um gole da taça com líquido mais amargo, para sentir “os problemas” do casamento. Depois, eles jogam todo o conteúdo fora e bebem o vinho suave, para lembrar de atrair amor para união e evitar os conflitos.

 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Os casamentos do ano: veja as principais cerimônias de 2015

ANA CLAUDIA MICHELS E AUGUSTO DE ARRUDA BOTELHO


No sábado (28.03), a top e o advogado reuniram amigos e familiares para uma cerimônia discreta em Campo Alegre, em Santa Catarina. Para combinar com o clima intimista, Ana Claudia escolheu um vestido romântico, de renda e comprimento médio, feito por Marcelo Sommer.

 

Um vídeo publicado por @djzepedro em

 
MAIRA FREITAS E MARIO ROCHA



A pianista, filha de Martinho da Vila, se casou o cineasta em um sítio no Rio de Janeiro. Para a cerimônia, Maira usou um vestido com referência afro-brasileira do Ateliê Xongani, especializado em roupas e acessórios africanos.

RICK E GERALDA



Depois de 30 anos de relação, o sertanejo Rick oficializou a união com Geralda na terça-feira (03.03). Para a cerimônia religiosa, o casal escolheu a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. A noiva optou por um vestido estilo sereia, com renda nos braços e nas costas, feito sob medida pelo etilista Juarez Fernandes. Já Rick preferiu um terno Marcos Guerreiro, com acabamento levemente cintilante.

FERNANDA SOUZA E THIAGUINHO

Juntos desde 2011, Fernanda Souza e Thiaguinho subiram ao altar na noite da terça-feira (24.02). A atriz e o cantor escolheram a igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, para realizar a cerimônia que contou com diversos amigos famosos do casal. Ao todo foram 450 convidados.

Fernanda vestiu modelo criado pela estilista alagoana Martha Medeiros que contou com renda que demorou um ano para ser bordada. "Com a minha avó eu aprendi a bordar rococó, e há um ano atrás eu comecei a bordar esta renda para fazer o vestido dela @fernandasouzaoficial pois há mais de dez anos eu tinha dito que queria vesti-la de noiva! Agora chegou a hora!!! #feitoamão", disse Martha em seu Instagram. Já o noivo optou pelo clássico e investiu em terrno preto com gravata borboleta.


Fernanda Souza e Martha Medeiros

O resultado da produção deixou a noiva mais que satisfeita. "Quando eu tinha uns 19 anos conheci a @marthamedeirosmoda e ela me falou: "Fernandinha, um dia vou fazer seu vestido de noiva!"  Dez anos depois eu ligo pra ela dizendo: "Vou casar!!!" Kkkkk e a  promessa se fez realidade! O amor que ela e sua equipe estão colocando  nesse vestido me deixa emocionada... E o que me deixa mais feliz ainda é ter uma pessoa tão do bem, tão abençoando, cuidando desse momento tao  lindo! Te amo, Marthinha e obrigada por cuidar de mim com tanto amor...", disse a atriz nas redes sociais.

JOHNNY DEPP E AMBER HEARD



Depois de uma primeira cerimônia na casa do ator, em Los Angeles, o casal fez uma nova comemoração no sábado (08.02) para poucos amigos e familiares, em Little Hall Pond Cay, ilha privada de Johnny Depp nas Bahamas - mais íntima, impossível.

Nas fotos divulgadas pela People, é possível ver que as damas de Amber usaram vestidos no mesmo tom de rosa e o filho do ator, Jack, de 12 anos, foi de summer como o pai.
 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Personal trainers criam empresa de exercício e nutrição para ajudar as noivas a emagrecer

Raro é encontrar uma noiva que não queira perder uns quilinhos até o grande dia. Para dar uma ajuda às mulheres que entram nessa missão, as personal trainers Carina Rosin e Flávia Picolo fundaram a Noiva em Forma, empresa que dá acompanhamento nutricional e físico, em domicílio ou na academia.

A ideia da empresa surgiu quando o irmão de Carina foi casar em 2009. Ela deu de presente para a cunhada, que queria emagrecer, seis meses de aulas. O sucesso da ação foi alto: a noiva perdeu 10 quilos. “Como minha cunhada trabalhava no mercado de casamento, começou a me indicar para outras noivas e o negócio foi crescendo”, conta Carina. 

“A noiva tem que procurar a gente até três meses antes do casamento, que é o tempo limite para um bom resultado”, explica Flávia. A Noiva em Forma atualmente tem uma equipe de dois nutricionistas e dez personal trainers, que fazem o trabalho casado entre alimentação e malhação.

Atualmente a empresa atende 50 alunos, com mensalidades que variam entre R$ 880 a R$ 1.320. Como o sucesso foi grande, a dupla de sócias estendeu o programa para o Mamãe em Forma, que atende as noivinhas que já casaram, tiveram filhos e querem trabalhar a silhueta.

Noiva em Forma
www.noivaemforma.net
 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

É a mãe de noiva (ou do noivo)? Para não entrar em crise, veja o que você pode usar no dia do casamento

O casamento  do seu filho ou filha vai ter cerimônia religiosa, ser bem formal, ter festa depois e você não tem ideia do que usar? As opções são semelhantes aos cuidados que uma madrinha deve ter, mas com o plus da responsabilidade dobrada.  “A mãe é a segunda pessoa mais importante do altar“, entrega Gloria Kalil, que indica o que usar ou não na ocasião.

1. A COR


Angelina Jolie e Jane Fonda

Tome cuidado com a cor do vestido. "Fuja de qualquer tom que chegue próximo ao branco, cor exclusiva da noiva", explica Gloria. O mesmo vale para a cor preta. O vestido das fotos é o mesmo, mas a opção de Jane Fonda, fica muito melhor para o altar.

2. ASSIM ESTÁ ÓTIMO




Boa ideias do que usar, de acordo com o que fica elegante no altar: decotes mais fechados, cores que fogem das próximas ao branco e do preto e modelagens mais discretas - afinal, não é o momento de um look sexy, com fendas e decotes. Uma cauda, desde que pequena, também é correta.

3. NÃO TENTE ISSO


Jennifer Lopez e Viola Davis

As duas exemplificam bem o que não usar no seu look mãe: modelos sexy com decotão e fenda, tons claros quase brancos e saias volumosas, que são uma sensação de baile, que não condiz com a cerimônia.

4. O DECOTE PERMITIDO


 
Amy Adams e Gwyneth Paltrow

Decotes de um ombró só são bonitos e mostram o colo de um jeito discreto, que permitem que fquem descobertos no altar.

 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

O dilema Cinderela das noivas: veja o que levar em consideração na hora de escolher o sapato da cerimônia

Na hora de escolher os sapatos, as noivas ficam apreensivas ao tentar aliar conforto e beleza – já que precisam de algo elegante, mas que seja confortável para aguentar a cerimônia e a festa.

O estilista Samuel Cirnansck, expert em noivas, e Camila Piccini, do blog Say I do e diretora da feira especializada Casar, listam abaixo o que levar em consideração na escolha.

1. CONFORTO
Você vai passar muito tempo em pé, vai dançar, vai pular... “Mais importante que um modelo bonito: opte, em primeiro lugar, pelo que é mais confortável”, ressalta Samuel. O estilista recomenda sapatos sem plataformas, que evitam possíveis torções e salto mais quadrado, que deixa o pé equilibrado. Camila complementa: "uma boa opção é mandar fazer o calçado sob medida, que fica perfeito tanto no material quanto no formato”.

+ CONSUMO: ESCOLHA UM SAPATO PARA CHAMAR DE SEU

2. MENOS É MENOS
Para o look noiva, a velha regra do equilíbrio faz sentido: para ir com algo chamativo, acessórios clean ajudam. "Muitos detalhes e cor no sapato deixam o foco todo nos pés. E, às vezes, não combinam com um vestido que já é muito trabalhado", diz Camila. Pense também em o quanto o sapato vai ser protagonista do seu look. Por exemplo, se tiver uma fenda, ele vai aparecer bastante.

3. SANDÁLIA OU SAPATO
Depende da noiva. Tem que as se sentem mais confortáveis com um ou com o outro. Aqui também vale optar de acordo com a estação do ano, mas lembre-se: tirinhas finas machucam mais do que sapatos fechados. E dedinhos à mostra também não resistem tão bem a um possível pisão.



4. COR

“Teve uma época, depois do filme Sex and The City, que rolou uma moda de sapatos coloridos, mas hoje isso está mais em baixa. O ideal é fazer com o mesmo tecido do vestido ou optar por algo próximo. Se quiser uma corzinha pode brincar com uma sola colorida”, comenta Camila.

5. TENHA DOIS SAPATOS
Sim, leve uma opção para troca depois da cerimônia - mas nada de chinelos! “Minhas noivas me mostraram uma coisa que funciona muito bem: aquele chinelão dos anos 1990, com plataforma. Você coloca na festa, é superconfortável, não aparece e ainda não deixa o vestido arrastando”, aconselha. "Pode levar qualquer sapato que seja de uso e não machuca. Ele fica escondido e não aparece na hora da festa", completa Camila.

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

De acordo com seu estilo, escolha o sapato para o dia do seu casamento

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

»Notícias Anteriores