Casamento

6 videos com ideias criativas para deixar a dança e o discurso do casamento mais animados #playlist

Fazer uma festa de casamento convencional envolve algumas tradições: vai ter valsa, vai ter dança dos noivos, vai ter discurso... Mas nada disso precisa ser clichê ou sem graça. Dá para adaptar o estilo do casal a variações divertidas, como coreografias ensaias, discursos que não sejam clichê e tudo mais que renda muitas risadas aos convidados.

Listamos alguns vídeos inspiradores de casamentos reais para você pensar na sua festa.

1. A MELHOR DANÇA DE NOIVO E MÃE

Mãe e filho noivo simplesmente arrasaram. Primeiro, começaram com uma valsa tradicional e, na sequência, surpresa total para os convidados: coreografias muito bem ensaiadas e divertidas!



Nesse vídeo, Ben e sua mãe seguiram a mesma linha de coreografias ensaiadas, com muita animação!

2. OS MELHORES IRMÃOS



Uma noiva com sete irmãos. O primeiro pensamento é que eles poderiam ser ciumentos, já que ela é a única garota, mas os moços surpreenderam e ensaiaram várias coreografias para fazer uma surpresa ao casal e convidados.

3. A COREOGRAFIA DO NOIVO



No caso de um casal de bailarinos, dá para imaginar que a comemoração tenha muita dança. Agora, o noivo dançar com os padrinhos músicas divertidas de vários estilos para surpreender a noiva já anima qualquer festa.

4. PAI E FILHA ESPORTISTAS



Se o estilo da filha é jogar futebol desde os 6 anos, usar um terno na primeira comunhão e ser engenheira numa grande empresa de carro, o melhor jeito de celebrar o casamento não é com uma valsa. O pai Jim Mickunas resolveu jogar beisebol com a filha no meio da dança.

5. A MELHOR COREOGRAFIA DE NOIVOS E PADRINHOS



Valsa de noivos tradicional? Que nada! Os ingleses Hollie e Dave Smith ensaiaram várias músicas também com os padrinhos.

6. O MELHOR DISCURSO

Discurso é lindo, mas pode ficar piegas e monótono facilmente. Para não fazer igual a maioria, Kelsey e Maddie Hallerman, irmãs da noiva Caitlin, surpreenderam cantando (de um jeito muito engraçado) letras de músicas alteradas que contavam a história do casal.  

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Para noivas especiais, Conexão Noivas reúne fornecedores de casamento em São Paulo, nos dias 14 e 15 de agosto

Para planejar os detalhes do casamento, Marilia Keller, da Consultoria Ipê, selecionou um time de profissionais do ramo para participar do Conexão Noivas, evento que tem sua primeira edição nos dias 14 e 15 de agosto, em São Paulo.

Entre os especialistas do setor, estão a loja de roupas de festa e noiva Black Tie; Flavia Lippi, que dá sessões de coach para noivas; Chris Ayrosa, responsável pela decoração; os doces e bolos da Fleur de Sucre e a a linha de joias para noivas feitas em parceria por Cristina Nascimento e Zeca Bueno.


As joias de Cristina Nascimento e Zeca Bueno têm primoroso trabalho com madrepérolas

Nos dois dias do evento, às 17 horas, a sommelière Anna Rita Zanier, proprietária do Vinum Est, conversa com os noivos sobre como montar sua primeira adega e organizar um “chá de adega” ou “enxoval de vinhos”.

Conexão Noivas

14 de agosto, das 12h às 20h
15 de agosto, das 13h às 18h
Entrada gratuita
Rua Ferreira de Araújo, 329, Pinheiros, São Paulo – SP
contatoconexaonoiv.wix.com

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Os casamentos do ano: veja as principais cerimônias de 2015

JIANG PU E RICARDO MATIOLI


A equipe do MasterChef com os noivos

Participante do MasterChef Brasil, a chinesa Jiang Pu se casou no sábado (08.08) com Ricardo Matioli. A cerimônia aconteceu em um sítio de São Paulo e reuniu alguns participantes do reality show. A noiva usou um vestido romântico, com as costas de renda. A hashtag oficial da festa foi #casamentocebora, brincadeira com o episódio que Jiang fala cebora no lugar de cebola.

PIERRE CASIRAGHI E BEATRICE BORROMEO


Croqui do Valentino sob medida e o segundo modelo da maison usado pela noiva

No sábado (25.07), aconteceu em Mônaco o casamento civil do príncipe Pierre Casiraghi com Beatrice Borromeo, herdeira de uma tradicional família italiana. Para a ocasião, a noiva usou um vestido rosa feito sob medida pela Maison Valentino - e completou o look com coroa e buquê de flores coloridas, bem delicadas. Para o jantar de casamento, um segundo vestido Valentino, mas da coleção de verão 2015. 

No sábado (01.08), aconteceu na Itália, em uma ilha privada da família de Beatrice, no Lago Maggiore, a cerimônia religiosa. Para a ocasião, a noiva escolheu outro estilista italiano para criar o modelo de renda, feito sob medida por Giorgio Armani.



Para a festa, Beatrice usou mais um vestido Armani, todo de tule de seda com véu que descia das alças.

CACAU PROTÁSIO E JANDERSON PIRES



A atriz e o fotógrafo se casaram na sexta-feira (24.07), em uma casa de festas no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. cacu usou um vestido sob medida da loja Bem Vestidas, com um cinto de pérolas. A festa contou com 400 convidados e celebrou a união do casal, que está junto há três anos.

NICKY HILTON E JAMES ROTHSCHILD

A socialite Nicky Hilton, irmã de Paris Hilton, se casou com James Rothschild na sexta-feira (10.07), no palácio de Kensington, em Londres.


Nicky, Paris e a mãe, Kathy Hilton


Nicky com James e com o pai, Richard


A união de dois herdeiros de peso – ela de uma rede hoteleira e ele de banqueiros da Europa - teve toda a pompa prevista: além do cenário deslumbrante, Nicky usou vestido Valentino, feito especialmente para ela, e anel de noivado de diamante de oito quilates, avaliado em 5 milhões de reais.


O croqui do vestido de Nicky


Detalhe dos sapatos Louboutin customizados com a data do casamento e com as palavras Mrs. Rothschild - Senhora Rothschild em português

NENÉM E THAIS BAPTISTA

Depois de dois anos de relacionamento, a cantora Neném, irmã gêmea de Pepê, se casou com Thais Baptista na noite de segunda-feira (06.07). A festa aconteceu em um buffet em São Paulo no dia do aniversário de Neném.

EDUARDO STERBLITCH E  LOUISE D'TUANI


Na quarta-feira (01.07) o humorista e a atriz se casaram na Mansão das Heras, localizada no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Para a cerimônia, que teve início no final da tarde, Louise escolheu um vestido de Samuel Cirnansck com decote coração. Já o noivo optou pelo terno cinza de Alexandre Won.

CARL PHILIP E SOFIA HELLQVIST

Em clima de conto de fadas, a realeza sueca celebrou a união do casal no sábado (13.06), no Palácio Real de Estocolmo. O príncipe aceitou a ex-modelo como sua esposa e ela vestiu modelo rendado da estilista Ida Sjöstedt usado com tiara de diamantes e esmeraldas.


O casal nas fotos oficiais da cerimônia


Os pais dos noivos: Marie e Erik Hellqvist e a Rainha Silvia com o marido Carl XVI


Toda a família reunida

Os dois se conheceram em uma casa noturna em 2010 e Sofia era uma figura polêmica para o posto de namorada do príncipe. Ela ficou famosa por sua participação em um reality show onde solteiros tentavam sobreviver em um hotel de luxo - chegando a protagonizar beijos com a estrela pornô, Jenna Jameson.

Aos 36 anos, o príncipe é o terceiro na linha de sucessão ao trono sueco atrás de sua irmã mais velha Victoria e sua filha de três anos de idade, Estelle.

FRIDA GIANNINI E PATRIZIO DI MARCO

O casal disse sim em festa realizada em Roma no dia 5 de junho. A ex-diretora criativa e CEO da Gucci subiram ao altar em cerimônia íntima. Frida vestiu modelo feito sob medida pela maison Valentino. O modelo rosé conta com transparência e rendas supertrabalhadas, feitas pelos designers da marca, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli - responsáveis também pelo look da filha do casal, Greta.


O beijo do casal após o sim


O vestido usado por Frida, feito pela maison Valentino


O croqui dos vestidos da noiva e da filha do casal, Greta

MICA ROCHA E RICARDO MIMICA

Com direito a vários dias de festa, o casal selou sua união nas Bahamas no fim de semana do dia 5 de junho. A apresentadora e o empresário ofereceram um luau pré-casamento para seus convidados no dia 4 e a noiva usou vestido dourado de Helô Rocha para a ocasião enquanto o noivo  foi de bermuda e camisa.

Passadas as comemorações do evento, a cerimônia oficial aconteceu na noite do sábado. Mica apareceu com vestido feito por Emannuelle Junqueira com vasto véu e Renato seguiu o clima praiano do luau.

SABINE G E JOSEPH GETTY

Com cerimônia glamourosa, um dos casais mais poderosos da Inglaterra subiu ao altar. A joalheira e o herdeiro do Getty Images disseram sim no fim de semana do dia 30 de maio em Roma. Sabine vestiu modelo criado por ela em parceria com a Schiaparelli, que contava com vasta capa bordada com desenhos de sol - que aparecem também nos sapatos criados para a ocasião pela CharlotteOlympia.

"Fazer este vestido foi a mais inacreditável jornada da minha vida", disse Sabine via Instagram. O noivo vestiu traje colorido enquanto as madrinhas foram de nude feitos sob medida por Mary Katrantzou.

Partindo para a festa, os noivos trocaram o look e Sabine surgiu vestindo modelo com plumas e pedrarias - também Schiaparelli - e com direito a bolsa feita especialmente para ela por Olympia le Tan, que traz a escrita Madame Getty.

A última parte da celebração tinha como tema o filme Ligações Perigosas, ambientado em Paris no século 18, com o figurino aristocrático da época. Especula-se que todo o fim de semana de festa tenha custado 11 milhões de dólares (cerca de R$ 346 milhões).

DH E BRUNA UNZUETA

O vocalista da Banda Cine, Diego Silveira, o DH, casou na quinta-feira (28.05) com a modelo Bruna Unzueta. A cerimônia aconteceu na tradicional igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo. Para a ocasião, a noiva usou um vestido semi-sereia, de Daniel Costa. Em 2014, DH foi campeão do reality show A Fazenda e, ao receber a bolada de dois milhões de reais, prometeu que casaria com a namorada.

 

Uma foto publicada por DH. cine (@diegosilveira) em


 
Para a festa, Bruna optou por um vestido tomara que caia curto

MARIA PRATA E PEDRO BIAL



No sábado (23.05), os jornalistas Pedro Bial e Maria Prata oficializaram a relação. A cerimônia e festa aconteceram na pousada da avó da noiva, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Maria usou um vestido assinado pela estilista Andrea Marques, bem elegante e clean, seguindo o estilo da noiva. Já Pedro Bial escolheu um terno cinza de Ricardo Almeida.

 

Uma foto publicada por Maria Prata (@mariaprata) em

JORGE WAKABARA E PEDRO NERE



Com quimonos iguais, o editor de moda Jorge Wakabara oficializou a união com o diretor de arte Pedro Nere no sábado (23.05) no Tempo Shunkoin, em Quioto, no Japão.
 

PRETA GIL E RODRIGO GODOY

Uma das grandes celebrações do ano, o casamento da cantora aconteceu na terça-feira (12.05) na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro. Com 700 convidados - entre eles 56 padrinhos - a festa reuniu muitos famosos na casa da socialite e amiga do casal, Lilibeth Monteiro de Carvalho.

 

Uma foto publicada por Bruno Astuto (@brunoastuto) em


A noiva usou um vestido assinado por Hêlo Rocha, todo de renda e com mais de 50 mil pérolas bordadas. O curioso do modelo é que o forro, que na verdade é uma calça também de renda, para deixar Preta bem confortável na festa. Já o noivo usou um terno Givenchy feito sob medida. Os noivos escolheram alianças Emar Batalha, com diamantes brancos e negros, customizadas com a palavra “mozi”, apelido do casal.

 

 

Um vídeo publicado por Bruno Astuto (@brunoastuto) em


As alianças de Preta e Rodrigo

MICA ROCHA E RENATO MIMICA


A apresentadora Mica Rocha casou com o analista Renato Mimica no sábado (09.05). A noiva optou por uma cerimônia religiosa pela manhã, que se estendeu para um almoço na casa de seus pais, apenas para familiares e padrinhos. Para a ocasião, Mica usou um modelo tomara que caia com tule no colo, que tinha uma blusa cropped de renda por cima e saia levemente mullet, assinado por Lethicia Bronstein. Em junho, o casal faz mais uma festa de casamento, desta vez nas Bahamas e a noiva usará um look Emannuelle Junqueira.

 

 

 

ANA PAULA SIEBERT E ROBERTO JUSTUS  


 

Uma foto publicada por @anapaulasiebert em


Na quinta-feira (30.04) Roberto Justus fez uma comemoração dupla: sua festa de aniversário e o casamento com a namorada Ana Paula Siebert. O casal optou por um evento mais descontraído no Leopolldo, em São Paulo. Ele usou um terno marinho Alexandre Won, sem gravata, e a noiva escolheu um vestido Samuel Cirnansck, com decote profundo, todo bordado com cristais e flores Graciella Starling na cabeça.

NIKKI REED E IAN SOMERHALDER


 

Depois de nove meses de namoro, os atores oficializaram a união no domingo (26.04), em Santa Mônica, na Califórnia. Nikki escolheu um vestido de renda, levemente sereia e com decote nas costas, bem a cara da festa no campo. Já Ian optou por um terno claro e gravata azul.

 TINA KNOWLES E RICHARD LAWSON

Com festa para poucos familiares e amigos, Tina Knowles, a mãe de Beyoncé, casou com o ator Richard Lawson no sábado (12.04), na Califórnia. Com um vestido com assimetria no decote, Tina seguiu o estilo do casamento da filha Solange, onde madrinhas também usaram looks brancos.

ANA CLAUDIA MICHELS E AUGUSTO DE ARRUDA BOTELHO


No sábado (28.03), a top e o advogado reuniram amigos e familiares para uma cerimônia discreta em Campo Alegre, em Santa Catarina. Para combinar com o clima intimista, Ana Claudia escolheu um vestido romântico, de renda e comprimento médio, feito por Marcelo Sommer.

 

Um vídeo publicado por @djzepedro em

 
A segunda comemoração da top aconteceu no sábado (18.04), em São Paulo, e reuniu diversos fashionistas. O vestido, bem romântico e fluido, foi feito sob medida por Riccardo Tisci, estilista da Givenchy e amigo de Ana Claudia. Já o noivo optou por um terno Alexandre Won.

 

#love @acmichels

Uma foto publicada por riccardotisci17 (@riccardotisci17) em

MAIRA FREITAS E MARIO ROCHA



A pianista, filha de Martinho da Vila, se casou o cineasta em um sítio no Rio de Janeiro. Para a cerimônia, Maira usou um vestido com referência afro-brasileira do Ateliê Xongani, especializado em roupas e acessórios africanos.

 

 

RICK E GERALDA



Depois de 30 anos de relação, o sertanejo Rick oficializou a união com Geralda na terça-feira (03.03). Para a cerimônia religiosa, o casal escolheu a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. A noiva optou por um vestido estilo sereia, com renda nos braços e nas costas, feito sob medida pelo etilista Juarez Fernandes. Já Rick preferiu um terno Marcos Guerreiro, com acabamento levemente cintilante.

FERNANDA SOUZA E THIAGUINHO

Juntos desde 2011, Fernanda Souza e Thiaguinho subiram ao altar na noite da terça-feira (24.02). A atriz e o cantor escolheram a igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, para realizar a cerimônia que contou com diversos amigos famosos do casal. Ao todo foram 450 convidados.

Fernanda vestiu modelo criado pela estilista alagoana Martha Medeiros que contou com renda que demorou um ano para ser bordada. "Com a minha avó eu aprendi a bordar rococó, e há um ano atrás eu comecei a bordar esta renda para fazer o vestido dela @fernandasouzaoficial pois há mais de dez anos eu tinha dito que queria vesti-la de noiva! Agora chegou a hora!!! #feitoamão", disse Martha em seu Instagram. Já o noivo optou pelo clássico e investiu em terrno preto com gravata borboleta.


Fernanda Souza e Martha Medeiros

O resultado da produção deixou a noiva mais que satisfeita. "Quando eu tinha uns 19 anos conheci a @marthamedeirosmoda e ela me falou: "Fernandinha, um dia vou fazer seu vestido de noiva!"  Dez anos depois eu ligo pra ela dizendo: "Vou casar!!!" Kkkkk e a  promessa se fez realidade! O amor que ela e sua equipe estão colocando  nesse vestido me deixa emocionada... E o que me deixa mais feliz ainda é ter uma pessoa tão do bem, tão abençoando, cuidando desse momento tao  lindo! Te amo, Marthinha e obrigada por cuidar de mim com tanto amor...", disse a atriz nas redes sociais.

JOHNNY DEPP E AMBER HEARD



Depois de uma primeira cerimônia na casa do ator, em Los Angeles, o casal fez uma nova comemoração no sábado (08.02) para poucos amigos e familiares, em Little Hall Pond Cay, ilha privada de Johnny Depp nas Bahamas - mais íntima, impossível.

Nas fotos divulgadas pela People, é possível ver que as damas de Amber usaram vestidos no mesmo tom de rosa e o filho do ator, Jack, de 12 anos, foi de summer como o pai.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Flor na lapela é acessório simpático no look do noivo; veja como escolher e as alternativas divertidas para o enfeite

Detalhe discreto, mas de impacto, a flor na lapela é um jeito de distinguir noivo, pais de noivos e padrinhos do resto dos convidados. A florzinha não tem regras fixas de uso, mas João Camargo, estilista e proprietário da Camargo Alfaiataria, e Alexandre Won dão os passos na hora de usar a lapela.

+ VEJA AS CURIOSIDADES E TIRE AS DÚVIDAS NA HORA DE ESCOLHER A GRAVATA DO CASAMENTO

“A história da flor da lapela vem do século XIX, quando o príncipe Albert foi casar com a rainha Vitória, ele ganhou um pequeno ramalhete da noiva. Não sabendo onde coloca-las, ele fez um corte com um canivete na lapela e enfiou as flores ali. Todos acharam a ideia linda e começaram a copiar”, conta o estilista Alexandre Won.  

COMO ESCOLHER?

“Para o dia opte por flores claras, como cravos ou um mini copo-de-leite. Já à noite, gosto das minirosas, independente da cor", comenta João Camargo.

ONDE COLOCAR?

O lugar certo é sempre do lado esquerdo da lapela do fraque, terno ou smoking. "Muitos tipos de paletós masculinos têm uma abertura no topo da lapela do lado esquerdo, onde a flor pode ser colocada", explica João.

COMO PRENDE?
Alguns ternos já têm o caseado na lapela, que mantém o caule da flor. Caso não tenha, a alternativa é deixar as florzinhas presas com alfinetes.


Flor simples com lenço (Foto: Danilo Siqueira/ Divulgação)

PRECISA COMBINAR COM A DECORAÇÃO/BUQUÊ?
“Não existe uma regra absoluta que tudo precise ser igual, mas sempre temos que pensar na harmonização do ambiente como um todo", sugere Camargo.

O LENÇO ENTRA NO PACOTE?

Não existe um padrão para usar os lenços, assim como muitas formas de dobrá-lo. “O noivo tem que usar qual mais se identifica. Eu sempre indico que, se for colocar a flor na lapela, que o lenço fique bem discreto. O lenço sempre será usado do lado esquerdo porque é colocado no bolso", comenta João Cmargo. Já Alexandre Won reforça: "a composição só com o lenço fica mais elegante e menos clichê."

DÁ PARA SEGUIR SEU ESTILO
Claro que se o estilo do casal é descolado e a cerimônia pouco formal, dá para seguir na linha engraçadinha na hora de decorar a lapela. “Tivemos um caso interessante, um dos nossos noivos optou por usar bonequinhos de Lego junto com os demais padrinhos, em vez da flor", conta João.


Versões engraçadinhas de acordo com cada noivo (Fotos: Paulo Heredia e Divulgação)

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Maestro esclarece os dilemas mais comum dos casais na hora de escolher o repertório da cerimônia de casamento

Para dar todo o charme e emoção para a cerimônia, a música certa é fundamental. Na hora de decidir o repertório da igreja, muitos casais ficam no impasse de optar por um coral, solista, chamar uma orquestra ou reduzir para um quinteto de músicos – além de decidir todo o repertório que acompanha as diferentes partes da celebração.

Para esclarer as dúvidas dos futuros noivos, conversamos com o maestro Robson Ungaretti, do Toccata Coral e Orquestra.

1. CORAL X ORQUESTRA?

Primeiro, vale avaliar a disponibilidade de espaço no local da cerimônia, para saber quantos componentes cabem ali. Um coral mais uma orquestra, inicialmente, contam com 12 integrantes – mas o número pode ser muito maior, com até 50 músicos.

Outro fator que determina a escolha é o orçamento do casal. Um quarteto de músicos, por exemplo, sai mais em conta - a orquestra, com seis instrumentos, tem valor inicial de R$ 3.500.

2. TODO MÚSICA PODE SER INSTRUMENTAL?

“A grande maioria das músicas pode virar instrumental, mas algumas perdem a graça sem um coral”, comenta Robson. Por isso, um maestro precisa analisar as escolhas do casal, para ver se é possível transformar a música desejada somente em versão instrumental.

3. TEM ORDEM PARA AS MÚSICAS?
Explorando todas as partes da cerimônia, entenda cada etapa que o casal deve pensar em uma música.

1. Entrada dos padrinhos e pais
2. Entrada do noivo
3. Entrada florista e/ou pajem
4. Entrada da noiva (clarinada + marcha) – idealmente ter a orquestra + mais clarins
5. Entrada das alianças
6. Bênção das alianças – na igreja católica os padres costumam pedir para que seja tocada Ave Maria
7. Música dos cumprimentos dos padrinhos – se forem muitas pessoas, o ideal é ter duas músicas para esse momento - assim, quem assiste a cerimônia não se cansa da repetição musical
8. Saída dos pais e padrinhos
9. Saída dos noivos - deve ser a música mais animada de todas

Vale ressaltar que algumas igrejas restringem seis músicas para toda a celebração. A medida não deixa que a cerimônia fique longa demais e evita atrasos.

4. PLAYLIST DA CERIMÔNIA
O maestro Robson listou as músicas mais pedidas para três grandes momentos da ceaerimônia.

1. Para a entrada da noiva a tradição é a Marcha Nupcial.

2. Para a bênção das alianças, Ave Maria de Schubert.


3. Para a saída dos noivos, três opções: Pompa e Circustância

Viva La Vida, do Coldplay

E, com a moda da saga Crepúsculo, A Thousand Years, de Christina Perri virou febre.

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Quer levar seu cachorro para o casamento? Especialistas explicam o que fazer com o pet nessa situação

Se o seu animal de estimação é mais do que parte da família, natural pensar que ele também deve ir ao seu casamento, certo?  Modinha cada vez mais comum nos casamentos intimistas e ao ar livre, ter o cão como acompanhante ou pajem é ideia fofa, mas que requer cuidados especiais.

Consultamos três especialistas que nos ajudam a listar o guia do cão no altar.

1. COMPORTAMENTO ANIMAL
Primeiro, por mais que você ame seu animal, veja se ele já tem uma natureza mais social e comportada. Não dá para colocar o pet no ambiente estranho, se ele não for naturalmente mais bonzinho. “É possível contratar um serviço de adestramento para a ocasião, mas em geral cachorros a partir de um ano e meio já são mais comportados para a situação”, recomenda Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, fundador da Cão Cidadão e apresentador dos programas Desafio Pet e Missão Pet.


A famosa Estopinha no casamento do dono, Alexandre Rossi

2. TREINO FÁCIL
Como reproduzir o cenário do casamento antes, com pessoas, barulho e cenário, é mais difícil, um jeito de testar o comportamento do bicho num local semelhante é a feira de rua. “O dono do cão fica o chamando numa ponta da feira. Do outro lado, uma pessoa segura uma guia longa ou retrátil para ver como o animal se comporta”, sugere Alexandre.

3. IGREJA, NEM PENSAR

A maioria das igrejas não permite a entrada de pets. As dedicadas a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, em geral têm essa flexibilidade - mas não é regra. O ideal, sempre, é checar com o padre antes.

4. COMO O PET ENTRA?

O animal pode aparecer de diversas maneiras na cerimônia. A forma mais comum é o cachorro atuar como pajem e entrar com as alianças, presas na coleira ou numa caixinha no dorso. Tem também a opção do bicho ser treinado para segurar, na boca, uma cestinha com as alianças.


(Foto: Layla Eloá/ Divulgação)

5. JEITO MAIS FÁCIL
Para evitar acidentes e imprevistos, a maneira mais fácil do cão entrar é com alguém segurando-o pela guia. “Pense que se uma criança corre, você consegue alcançá-la. Mas se um cachorro dispara, é muito mais difícil. Pode ser um pajem maior com essa função, desde que o cachorro seja de pequeno porte”, comenta Alexandre. 

6. CÃOPANHEIRO
Tem uma outra forma do animal fazer parte da cerimônia sem ser como pajem. “Existe uma alternativa diferente caso a noiva tenha perdido e pai e não queira entrar com outra pessoa. O cão pode ser o companheiro do momento”, conta Tamara Barbosa, assessora de eventos da Coordinare.


(Foto: Juliana Pessoa/ Divulgação)

7. A ROUPINHA DELE
Caso queira colocar alguma roupa no animal, avalie se ele já gosta e fica confortável ao usá-las normalmente.” O adestramento e treino para o dia já devem ser feitos com a roupa ou acessório que o animal irá usar”, esclarece Alexandre. 

8. O CÃO VAI PRECISAR DE UMA BABÁ

Não esqueça que é necessário deixar uma pessoa em função do cachorro. "É necessário deixar uma pessoa em função do cachorro, para que ele não coma nada indevido. Alguém que ofereça água, leve o bichinho para dar uma volta, enfim, que cuide do cão durante a festa”, explica Tatiana Antunes, proprietária da Cão Tour, creche e hotel para cães.

9. NA FESTA
Pelo bem do coletivo, o ideal é o bichinho não participar deste momento. "Normalmente, o bicho fica um pouco na festa e depois alguém o leva embora. Tem cachorro que adoraria ficar, mas tem comida que pode cair e ele comer, gente passando, música alta, o cão pode rasgar o vestido de alguma convidada”, comenta.

Tamara Barbosa completa: “Tem gente que tem medo, crianças querem brincar com o animal que pode reagir mal e morder alguma. Também tem a parte da higiene, já que é um momento com alimentos.”


Os momentos imprevisíveis do cão na cerimônia (Foto: Wagner Maia/Divulgação)

10. PENSE QUE É UMA CRIANÇA
Lidar com o animal na cerimônia pode ser tão surpreendente quanto uma criança que será pajem. Lembre-se que mesmo com treino ele pode não cooperar no dia - e até sujeira no altar. "Ele pode não entrar, pode correr e também pode derrubar algo. Por isso, evite qualquer coisa que possa causar acidente nas duas situações, como velas em torno do corredor de entrada", explica Alexandre.


 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

»Notícias Anteriores