Casamento

A lista de convidados para o casamento não vai caber na igreja? Veja como evitar e contornar a superlotação

Os casamentos estão ficando cada vez maiores? Na contramão dos miniweddings, algumas cerimônias brincam de overbooking - Preta Gil, por exemplo, fez notícia ao reunir 700 convidados para uma cerimônia que aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro – local que acomoda 250 pessoas, e olhe lá.

O que fazer nesses casos? Tamara Barbosa, assessora da Coordinare Eventos, dá os passos caso você esteja na mesma situação.

1. PRIMEIRO FAÇA A LISTA DE CONVIDADOS
O ideal é sempre fazer a lista de convidados muito antes de tudo. "Primeiro coloque no papel todas as pessoas que você quer chamar. Depois faça uma segunda lista, mais enxuta. A partir daí é hora de pensar no local da cerimônia.”

2. NÃO VAI CABER NA IGREJA

Caso a sua conta não feche para o espaço da cerimônia, Tamara sugere: “se não vai caber todo mundo, divida a lista. Mande para os mais chegados convites menores falando da cerimônia religiosa. Em geral quem é convidado se sente lisonjeado e acaba não faltando.” A segunda lista vai direto para a festa.

3. CERIMÔNIA NO MESMO LOCAL DA FESTA, QUE TAL?
Fica o conselho: nesses casos, muitas vezes não é possível ter o número exato de cadeiras para todos os convidados. A razão é que o espaço já é determinado para ser desmontado e receber as mesas da festa na sequência. Ou seja, risco alto de muita gente ficar em pé.

4. CERIMÔNIA MAIS CURTA
“Caso o casal já saiba que alguns convidados vão ficar sem lugar, o ideal é que a noiva não se atrase e a cerimônia seja mais curta, em respeito ao desconforto de quem vai ficar em pé.”

5. DÁ PARA USAR A TECNOLOGIA
Em alguns casos, quando a cerimônia é no mesmo local da festa, vale apelar para uma transmissão simultânea. “Assim os convidados ficam acomodados nas mesas e assistem ao que acontecem na cerimônia de uma maneira confortável.”

6. BOM SENSO DOS CONVIDADOS

“Na falta de lugar, é importante lembra da máxima da educação: idosos, grávidas e mulheres com criança tem preferência na hora de sentar.”

7. RSVP É (MUITO) IMPORTANTE

Muitos convidados falham, mas ter uma confirmação precisa ajuda a evitar desfalques de lugar. “Toda noiva, depois que casa, passa a respeitar o RSVP - pois percebe o quanto é importante para a festa.” Isso garante não só um lugarzinho para sentar, como também a quantidade certa de bebida e comida para ninguém ficar sem.