Casamento

Flor na lapela é acessório simpático no look do noivo; veja como escolher e as alternativas divertidas para o enfeite

Detalhe discreto, mas de impacto, a flor na lapela é um jeito de distinguir noivo, pais de noivos e padrinhos do resto dos convidados. A florzinha não tem regras fixas de uso, mas João Camargo, estilista e proprietário da Camargo Alfaiataria, e Alexandre Won dão os passos na hora de usar a lapela.

+ VEJA AS CURIOSIDADES E TIRE AS DÚVIDAS NA HORA DE ESCOLHER A GRAVATA DO CASAMENTO

“A história da flor da lapela vem do século XIX, quando o príncipe Albert foi casar com a rainha Vitória, ele ganhou um pequeno ramalhete da noiva. Não sabendo onde coloca-las, ele fez um corte com um canivete na lapela e enfiou as flores ali. Todos acharam a ideia linda e começaram a copiar”, conta o estilista Alexandre Won.  

COMO ESCOLHER?

“Para o dia opte por flores claras, como cravos ou um mini copo-de-leite. Já à noite, gosto das minirosas, independente da cor", comenta João Camargo.

ONDE COLOCAR?

O lugar certo é sempre do lado esquerdo da lapela do fraque, terno ou smoking. "Muitos tipos de paletós masculinos têm uma abertura no topo da lapela do lado esquerdo, onde a flor pode ser colocada", explica João.

COMO PRENDE?
Alguns ternos já têm o caseado na lapela, que mantém o caule da flor. Caso não tenha, a alternativa é deixar as florzinhas presas com alfinetes.


Flor simples com lenço (Foto: Danilo Siqueira/ Divulgação)

PRECISA COMBINAR COM A DECORAÇÃO/BUQUÊ?
“Não existe uma regra absoluta que tudo precise ser igual, mas sempre temos que pensar na harmonização do ambiente como um todo", sugere Camargo.

O LENÇO ENTRA NO PACOTE?

Não existe um padrão para usar os lenços, assim como muitas formas de dobrá-lo. “O noivo tem que usar qual mais se identifica. Eu sempre indico que, se for colocar a flor na lapela, que o lenço fique bem discreto. O lenço sempre será usado do lado esquerdo porque é colocado no bolso", comenta João Cmargo. Já Alexandre Won reforça: "a composição só com o lenço fica mais elegante e menos clichê."

DÁ PARA SEGUIR SEU ESTILO
Claro que se o estilo do casal é descolado e a cerimônia pouco formal, dá para seguir na linha engraçadinha na hora de decorar a lapela. “Tivemos um caso interessante, um dos nossos noivos optou por usar bonequinhos de Lego junto com os demais padrinhos, em vez da flor", conta João.


Versões engraçadinhas de acordo com cada noivo (Fotos: Paulo Heredia e Divulgação)

(TEXTO: BIANCA LUISI)