Como Usar

Sem medo da calça jeans depois dos 40 (50, 60...): Gloria Kalil mostra como usar a peça mais democrática de todas

Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos aqui no Chic é sobre o estilo para mulheres maduras. Já te mostramos o certo e errado no guarda roupa e inspirações para curtir a praia, mas os questionamentos chegam até à peça mais democrática do guarda-roupa: o jeans. Tão ligada à juventude, a calça jeans pode entrar no guarda-roupa das mulheres acima dos 40? Sem dúvida!

"Mulheres mais velhas podem usar jeans tranquilamente, desde que em ocasiões informais. Na medida que a coisa vai se tornando um pouco mais formal, não é mais o caso de usar porque ela não está a fim de chocar ou fazer graça com a ideia de desafio e nem chamar atenção", explica Gloria. 

40 ANOS: LETÍCIA SPILLER (41), MALU MADER (48) E ANA FURTADO (40)

O principal pensamento na hora de escolher seu jeans é ter consicência de que ele é o aliado das horas de lazer. "O que deve atormentar as mulheres mais velhas é que, em geral, elas ligam o uso do jeans à informalidade. Portanto, para as maduras é uma roupa mais esportiva. Dificilmente você vê uma mulher mais velha em uma festa de jeans".

40 ANOS: IVETE SANGALO (42), CAROLINA FERRAZ (46) E FLÁVIA ALESSANDRA (40)

É bom apostar no certeiro e evitar modelagens largas e lavagens e recortes exagerados. "As mais ajustadinhas, sem grandes lavagens, furos ou oversized, são a melhor pedida. É um uso de uma calça cômoda e mesmo as famosas vão por este código. Notamos que o uso é sempre informal, nenhuma delas vai a um tapete vermelho vestindo jeans".

50 ANOS: LUIZA BRUNET (52), MAITÊ PROENÇA (56) E CLAUDIA OHANA (52)

A ideia é manter a elegância para não parecer ter menos idade que realmente tem. "Elas associam - e com razão - o uso do jeans a uma certa quebra de convenções, que uma mulher mais velha não está interessada em fazer. Não é roupa para casamento ou jantar fora, em uma ocasião mais séria e formal. Ela liga a questão do jeans com a informalidade - e o código é um pouco este".

50 ANOS: MADONNA (56), SHARON STONE (56) E KIM CATTRALL (58)

Os exemplos confirmam que a informalidade é o que marca as escolhas nesta faixa. "O uso do jeans na questão da idade vai diminuindo à medida que a formalidade aumenta. Quando o evento passou de um cinema para um jantar, um teatro, um jantar fora com as amigas ou uma festa, não cabe mais".

60 ANOS: ANGELA VIEIRA (62), JESSICA LANGE (65) E SALLY FIELD (67)

Conforto e descontração são o que marca as peças que ficam para os momentos de lazer. "O uso do jeans está iconicamente ligado à ideia de juventude e trangressão, que não é o caso de uma senhora de mais de 60 anos. Evidentemente quanto mais detonado, rasgado, é mais próprio de um uso mais jovem, mais desafiador. Uma mulher dessa idade com um jeans não está querendo desafiar o mundo, ela quer uma roupa cômoda. Para as mais velhas, de 60 em diante, o jeans fica mais restrito a situações informais. Serve para a manhã, para passar o dia, ir ao supermercado, ao cinema e nos fins de semana, tudo bem".

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Não quer usar salto na festa? Gloria Kalil dá os passos para aderir às flats na ocasião

Na hora da festa a primeira opção de calçado que vem à cabeça são os de salto, certo? Mas se o conforto vier em primeiro lugar - e com a moda dando um chega para lá nos stilettos -, vale investir nas opções mais charmosas de flats. 

+ ESCOLHA UM MODELO DE SAPATILHA OU RASTEIRA PARA A SUA FESTA



“Dá sim para usar a rasteira à noite, tanto com vestidos curtos como longos. A opção funciona principalmente para as mulheres altas. As baixinhas podem usar também, mas precisam lembrar que perderão alguns centímetros num ambiente de festa em que as pessoas já estarão altas e com saltos”, explica Gloria Kalil.



Para as festas Gloria ressalta: "Prefira modelos com pedraria, metalizados e tudo mais enfeitado. Evite os calçados de couro e borracha, que são esportivos para a ocasião.”



A francesa Inès de la Fressange é a musa quando o assunto é festa sem sapato de salto.

+ GLORIA KALIL ENSINA COMO ESCOLHER O SAPATO DE FESTA



Para as sapatilhas vale o mesmo critério das rasteiras: sempre modelos mais charmosos, metalizados e com pedras que complementem o look. 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

No dia dos professores, Gloria Kalil comenta a melhor roupa para as salas de aula

Hoje, dia 15 de outubro, reservamos um espaço para as perguntas das professoras que têm dúvidas sobre a melhor maneira de irem vestidas à sala de aula. Ava, Renata e Rossine querem saber que roupas são mais adequadas para elas, já que são jovens e gostam de estar bem vestidas, atualizadas, mas não querem se arriscar a tirar zero dos alunos em matéria de moda!

Para começo de conversa, procurem entender a cultura da casa onde estão trabalhando. Toda instituição tem sua cultura e sua personalidade! Em seguida, observem a diretora e as professoras veteranas. Olhem bem para elas, vejam com qual delas vocês têm afinidade de gosto e sigam seus passos.

Uma regra que professoras sempre devem ter em mente é: a última coisa que vocês precisam é chamar atenção para o look! Se vocês forem muito fashion, vão parecer uma pessoa superficial; se forem muito conservadoras, vão parecer desatualizadas. Portanto, escolham roupas bonitas, mas simples, e evite tudo que for muito “última moda” e chamativo.

Vocês não estão numa passarela, de modo que o melhor a fazer é separar algumas peças básicas e dar uma variadinha de leve, com mudanças de acessórios de vez em quando. Repetir o look também vale: não tem o menor problema e passa até uma mensagem de bom senso. Mesmo porque, se vocês começarem a variar muito de roupa, vão criar uma obrigação e um hábito que os alunos vão reparar e cobrar.

Nada de roupas muito curtas, justas e com decotes profundos. Prefiram saias neutras, pela altura do joelho (um pouco abaixo ou um pouco acima) e combinem com uma boa camisa branca – um ótimo curinga: são fáceis de combinar e facilitam a vida de qualquer um –ou escolham uma calça, desde que não seja muito justa ou muito esportiva como leggings.

Por mais jovem que vocês sejam, tentar se guiar pelo estilo dos alunos é um erro. Eles costumam ser para lá de informais e não devem servir como parâmetro.

A maquiagem e cabelo devem seguir pelo mesmo caminho da discrição, fios muito longos ficam melhor presos. As unhas também não precisam de esmaltes ultracoloridos, na ultima cartela da moda. Além do mais, pode abrir espaço para uma conversa mais íntima como “professora? Que cor de esmalte você está usando?” que absolutamente não fica bem na sala de aula. Concorda?  

 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Um blazer, 5 looks: Gloria Kalil mostra como aproveitar a mesma peça em todas as ocasiões, do trabalho à festa

Um dos itens indispensáveis em qualquer guarda-roupa, o blazer se mostra aliado para compor diferentes propostas de combinações, indo do esportivo ao clássico. E se tem um recurso que pode ajudar a levantar qualquer produção mais simples, é jogar um bom blazer neutro por cima do look. Pensando nisso, Gloria Kalil indica 5 propostas para combinar um mesmo blazer para todas as ocasiões:

1. PARA O TRABALHO

"Este é um look que pode te acompanhar o dia todo. Você pode colocar de manhã e esticar para o trabalho. A calça preta com top cinza são neutros e ganham um charme a mais com o blazer branco, curinga do próximo verão. Invista em acessórios e nos pés são bem-vindas as sandálias e sapatilhas".

"Antes de 'subir no salto' para encarar um dia longo, um tênis esportivo vai bem para atividades que exigem conforto; como levar as crianças na escola ou caminhar para o trabalho".

2. FORMALIDADES

"Ao colocar um paletó você já está investida para o dia. Eles são indispensáveis tanto no inverno, como no verão. Aqui uma opção para ambientes de trabalho um pouco mais formais, com vestido que traz estampas espaçadas e sandálias de salto. Indicado para aquela reunião ou um compromisso mais elaborado, como almoço de negócios".

3. HAPPY HOUR

"Aqui temos uma opção mais para o começo de noite - mas que também entra no ambiente de trabalho. Compromissos como jantares, coquetéis ou aquele encontro com os amigos. O branco total dá um ar de leveza e é quebrado pelo preto da sandália".

4. NOITE AFORA

"Esta opção é um tom acima do esportivo, a cara de eventos como exposições ou uma festa mais badalada. A saia é fluída e traz estampa de impacto, formando uma compinação casual chic que serve para quase todas as situações".

5. FESTA

"Como já havia contado, escolhi o blazer branco para dar um up no meu look de casamento na praia. Para quem quer fugir da simplicidade de um vestido florido, aposte sem medo no blazer. Combinação ótima para festas durante o dia como casamentos na praia e campo".

 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Dúvidas sobre qual sapato escolher com o look de festa? Gloria Kalil ensina o melhor jeito de combiná-los

Depois de escolher o look da festa é hora de selecionar os acessórios. Esta parte é, de longe, menos trabalhosa que a da roupa, mas, se não for bem pensada, pode acabar com todo o look caso não complemente, por exemplo, o vestido escolhido.

+GLORIA KALIL ENSINA OS ACESSÓRIOS CERTOS PARA VESTIDOS NEUTROS

Para facilitar sua vida antes da próxima festa, Gloria Kalil lista abaixo as categorias de calçados, os tipos e explica os melhores jeitos de combiná-los:

Clássicos
. Lisos: tons de bege que se confundem com a cor de pele são os neutros mais leves, fazem com que os pés fiquem quase invisíveis.


+SAPATO E BOLSA: 5 PASSOS PARA DESCOMBINAR CORES E TEXTURAS DOS ACESSÓRIOS
 

 

. Texturados: resolvem e ainda acrescentam uma graça à produção, dão vida ao look. Escolha couros que imitem a pele de cobra ou croco nas tonalidades que combinem mais com a sua roupa, pode ser puxando para o cinza, bege, marrom, dourado.

 

 

. Metalizados: são ótimos para acompanhar vestidos coloridos. Aproveite, pois ainda estão em alta.



 

. Tom sobre tom e monocromáticos: não tem erro, se a ideia é não se arriscar muito (a não ser pela modelagem...).



 

. Coloridos: ficam ótimos com vestidos brancos. Vale também usar um tom que combine ou seja semelhante ao look.

 

PRETOS
Não são nem tão neutros, nem tão básicos quanto parecem. É uma escolha convencional, mas é uma cor forte que pesa e, por isso, nem sempre é a melhor opção.


BRANCOS
São difíceis. Podem acompanhar bem um look total branco diurno, mas se a proposta é usar um vestido branco à noite escolha um sapato bege, gelo ou metalizado, ou você vai ficar parecendo uma noiva chegando ao altar!


 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Recortes estratégicos: veja como usar o decote preferido das famosas -e que vai aparecer no seu guarda-roupa de verão

Com variações entre o geométrico frontal e lateral, o recorte é presença garantida para o seu guarda-roupa no próximo verão (Colcci, Tufi Duek, Coca-Cola Jeans, Faven e 2nd Floor foram algumas das marcas que trouxeram o detalhe nas coleções de verão 2015) e também presença frequente nos vestidos das famosas no red carpet.

Por si só o recorte já garante certa sensualidade ao look e requer alguns cuidados para não deixar o visual deselegante – além de um corpo em dia para acomodá-lo. Primeiro, escolha o lugar certo para usar o seu: "Eles são bons para looks de festa e coquetel. Não há hipótese alguma de entrar em cerimônia mais oficial, nem no escritório”, recomenda Gloria Kalil.

 

GEOMÉTRICO FRONTAL



Quem quer usar peças com esses detalhes, mas está insegura pode começar pelo vestido com a versão geométrica frontal – que é quase como um look com top cropped, mas deixa menos pele à mostra.

 

 RECORTE LATERAL



Os recortes laterais destacam a cintura e, dependendo do tamanho do "buraco”, deixa o look ainda mais sexy (e nesse caso, fendas e decotes moderados para não deixar muitas partes aparecendo ao mesmo tempo). Estas versões são mais sexy e perigosas (dependendo do tamanho do recorte) e precisam de atenção extra para não ficarem com muita pele à mostra, como no look de, Isabeli Fontana (ao centro).



Quer mais um conselho final antes de sair de casa com o seu recorte? " Teste o look sentada para ver se não escapa nada por ele", alerta Gloria!

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

»Notícias Anteriores