Como Usar

Sabe como cuidar das suas peças de cashmere? Veja os 5 passos para conservá-las bonitas para sempre

Sabia que para conseguir as fibras de cashmere é necessário escovar os pelos das cabras e, a partir daí, recolher um tipo de subpelo existente por baixo do mais grosso? Este, macio, curto e bem fino - e consequentemente bem mais caro - é o que gera a lã cashmere.

Já que as peças são tão especiais, é hora de aprender a conservar seu cashmere sempre bonito. Quem explica o melhor jeito é Anderson Chiamenti, gerente da italiana  Brunello Cucinelli, marca expert na fibra, que acaba de chegar ao país.

LAVAR

O ideal é lavar à mão e com sabão neutro. Se quiser pode até colocar amaciante, mas não é necessário.

TORCER
Evite torcer a peça depois da lavagem. Uma alternativa é “amassá-la” como uma massa de pão para tirar o excesso de água.

SECAR

Deixe secar a sombra. “Uma boa alternativa é deixar a peça esparramada sobre um varal de chão ou mesa, assim não é necessário colocar pregadores, que fazem a peça ceder no varal."

PASSAR

Não existe nenhuma necessidade de passar, no máximo use um vapor para alisar. "O segredo é deixar a peça esticada na hora de secar."

GUARDAR

Prefira guardar as peças dobradas, em vez de penduradas. “O peso do cabide faz com que a peça ceda.Também não guarde o cashmere dentro do plástico, pois a fibra é natural e precisa respirar.

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Tem dúvidas do que usar num batizado? Gloria Kalil faz um checklist do traje esporte, ideal para a ocasião

O que vestir para ir a um batizado - sendo a mãe, madrinha ou convidada? Em geral a ocasião pede um traje cuidado, mas esportivo (que vale também para almoços, exposições e festas de crianças) , com looks mais simples e informais - o que não significa  qualquer coisa. Para não errar Gloria Kalil propõe o checklist do look para a ocasião.

NADA DE EXAGEROS
A cerimônia costuma acontecer durante o dia ou, no máximo, no fim da tarde, e pode ser seguida por um almoço ou lanche para os parentes e amigos. Por isso, por mais especial que seja a situação, a roupa não deve ser exagerada. Nada de roupa de luxo ou com cara de casamento; também não deve ser muito esportiva como se fosse um churrasco ou um almoço de domingo na casa da mãe ou da sogra. Deixe de lado os jeans rasgados, as bermudas, os chinelos...

O QUE VESTIR

O dress code ideal é o esporte, se o batizado for de manhã e só restrito ao ambiente familiar; esporte fino, se for uma comemoração maior ou à tarde. Vale o mesmo código para os padrinhos, o pai, as madrinhas e para os convidados.



Ideias das passarelas nacionais para usar no evento (Colcci, Lilly Sarti e Patricia Motta . verão 2015)

TECIDOS
Crepes, algodões, linhos e tecidos com stretch para o verão. No inverno valem os veludos, malhas, lãs, tricôs, camurças e couro (em roupas apropriadas)

CORES
Tons claros são os mais indicados, pois acompanham a leveza do evento; estampas também valem e combinam com a ocasião e o horário. Vestidos, calça + blusa ou saia + blusa são perfeitos para a situação e ficam bem em tecidos sem grandes brilhos e transparências.



Opções para o inverno das passarelas internacionais (Gucci e Valentino . inverno 2014)

SAPATOS

A escolha do sapato varia de acordo com a estação. Para o verão, sandálias (altas ou baixas), anabelas e sapatilhas; se o clima estiver mais ameno, um escarpim. Vale também sandália tipo ankle boot e também uma ankle boot. Só não valem botas muito exageradas, muito altas ou cheias de metais. Esqueça também as do tipo cowboy.


ACESSÓRIOS
A ocasião comporta óculos de sol e até chapéu (este item no caso de uma celebração em ambiente externo).

CUIDADO COM O BEBÊ (E A ROUPA)

Mães e madrinhas devem estar lindas, mas não podem esquecer que vão ficar com um bebê no colo por muito tempo. Nada de botões grandes, bijuterias,  tachas e enfeites que machuquem a cabeça da criança, nem tecidos que amassem rapidamente.



Rihanna foi comportadíssima (e no dress code) ao batizado da sobrinha

EVITE
Não é preciso dizer também que igreja não é o lugar ideal para vestidos muito curtos, leggings, shorts ou decotes exagerados - por mais jovem que seja a convidada ou a madrinha do bebê. Também não é hora de maquiagens carregadas.

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Roupa de trabalho: Gloria Kalil explica o que usar de acordo com o nível de informalidade do seu escritório

Não é porque a empresa onde você trabalha não obriga que o dress code seja formal, com terninhos e cia, que você pode (literalmente) chutar o balde na hora de se vestir.

No ambiente de trabalho informal vale observar como seus colegas se vestem lembrando que cargos de chefia sempre resultam em um looks mais formalizados – mesmo que sem exageros. "O exercício de se vestir tem que ser pensado, pois estamos sempre sendo avaliados pelo nosso interlocutor. Mesmo não tendo a chance de falar com palavras, estamos sempre nos expressando na forma que nos vestimos", explica Julia Bernardino, consultora de imagem e RH.

Para ajudar a solucionar suas dúvidas na hora de montar o look, Gloria Kalil lista dois níveis de informalidade e o que se adequa melhor para cada uma delas.

+ VEJA 14 PEÇAS PARA MONTAR UM GUARDA-ROUPA PRÁTICO DE TRABALHO

NÍVEL 1 - O INFORMAL MÍNIMO

Algumas áreas como as das indústrias, saúde, turismo, educação e relações públicas ainda pedem certa formalidade, mesmo dentro do informal. Dá para abrir mão da calça social, usar jeans, camisas, blazers e equilibrar o visual mais cool com sapatos de saltos.

NÍVEL 2 - O INFORMAL MÁXIMO

Se você faz parte do time da comunicação, das agências de publicidade e arte, por exemplo, sabe que pode se soltar um pouco mais e levar seu estilo pessoal (ainda mais em conta) na hora de escolher o que vestir para o trabalho. Aqui entra tudo, desde que não fuja do bom senso das regrinhas abaixo, que valem para todo mundo.

+QUENTE SEM PERDER A COMPOSTURA! GLORIA INDICA LOOKS DE TRABALHO PARA O VERÃO

Como regra geral do dress code informal não cabe nunca (e em nenhum ambiente de trabalho):
1. Look brechó total ou peças muito étnicas: em excesso fica com ar de fantasia mesmo. Dá para mater o estilo, mas todo mundo tem que passar aquela credibilidade, certo?
2. Peças que mostram a lingerie: calça justa ou transparente demais, um decote inapropriado...
3. Barriga, cofrinho e lombinho de fora - teste sempre em casa.
4. Fendas exuberantes demais e costas nuas.
5. Um look muito balada (principalmente às sextas-feiras, daquele que você sai do trabalho direto para a festa noite adentro).

+ GLORIA KALIL LISTA O QUE DEVE SER EVITADO NO GUARDA-ROUPA DE TRABALHO

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Neoprene tem segredo? Especialistas explicam como identificar e cuidar das peças feitas com o material

Depois que saiu do uniforme dos surfistas, a moda tomou gosto pelo neoprene como material para roupas casuais. Prático, permanece sempre com a mesma forma e não precisa passar – mas requer alguns cuidados para não ficar feio depois do uso.

Quem explica como deixar suas peças do material sempre bonitas é Fabiana Mendes, professora de Tecnologia Têxtil do curso de Moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e Dr. Morongo, fundador e presidente de uma das maiores empresas de surf, a Mormaii.
 
Como identificar o neoprene?
. “Neoprene é o nome da borracha criada nos laboratórios da DuPont que tem como principal característica a elasticidade. Além de impermeável, possui isolamento térmico e é durável", explica Fabiana.

. “Essa borracha é dublada (colada) com tecido elástico nas duas faces, ou em apenas uma, dependendo do uso a ser destinado o neoprene”, ressalta Morongo.

E os diferentes tipos de neoprene?

- “O neoprene destinado ao surf é completamente vedado, pois tem a função de manter a temperatura do corpo do surfista. Já no neoprene utilizado em roupas do dia a dia, chamado de airprene, a borracha é toda vazada com microfuros para que exista a saída de umidade e a troca de calor", explica Dr. Morongo.
- Na moda o material é usado com espessuras a partir de 1,5mm em tops, blusas, jaquetas e, principalmente, em saias.

Qual o melhor jeito de lavar?
- Use sabão neutro e lave à mão para durar mais.

Qual o melhor jeito de secar?
- Seque à sombra para evitar desbotamentos e nunca utilize secadora.
- “Uma alternativa é usar um cabide anatômico ou evitar pendurar com grampos nas extremidades. Prefira usar os pregadores no meio da roupa, para dividir o peso e não marcar o material”, ressalta Dr. Morongo.

Dá para passar?
- Em geral não existe a necessidade de passar. Ainda mais por ser um material sintético e que pode derreter.

E para guardar a roupa de neoprene?
- Prefira enrolar a peça para não fazer vincos ou deixe-a numa gaveta, aberta.

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Calça de moletom: mostramos 8 exemplos de como a moda masculina pode ser dar bem com este item tão controverso

Não podia, mas agora pode. O mantra da moda que tanto espanta os homens vai soar mais agradável aos ouvidos quando ficar claro que estamos falando da calça de moletom. É a primeira vez na história da moda que ela circula na alta roda, surfando nesta onda esportiva da moda, principalmente a masculina, que vê novas maneiras de usar a alfaiataria.

1. FÁCIL


O modo mais comum de usar a nova calça de moletom (cinza mescla, ajustada na barra e com o cordão solto!) é com um tênis de corrida bem colorido e uma t-shirt básica.

2. ORIGINAL

Alexander Wang, da Balenciaga, é atribuído como o responsável por renovar o design desta peça tão ordinária, que renasce com silhueta mais ajustada e tecido mais encorpado, para não perder a forma. Com esta textura "salpicada" e usada com coturno, a calça cria uma proposta mais moderna.

3. "JEANS"

Em azul índigo e em corte skinny, com punho na barra, imita uma calça jeans e serve para looks casuais, com camisa ou polo. Esta é da Asos.

+CINCO MANDAMENTOS PARA QUEM USA TÊNIS NO DIA A DIA

4. LONGE DO CORPO

Os bofes que não curtem o modelo skinny podem usar uma calça de moletom com corte five-pockets como esta da Diesel, e tênis baixo de skate ou tipo iate.

5. TIPO SOCIAL

Dá pra usar com sapato fechado também, como na proposta de Alexander McQueen, que usa um modelo de calça bem convencional e todo o resto bem sofisticado, bem hi&lo.

6. DE ALFAIATARIA

Na Asos também tem calças de tecido, mas com punhos de malha na barra (como vimos na temporada de Milão!), para usar com jaquetas e blazers. Supercool

7. CONCEITUAL

Ultramoderno, Haider Ackermann propõe a calça de malha com sapatos de bicos finos e camisetas folgadonas.

8. À BRASILEIRA

Da Osklen, usada de modo mais esportivo, como sua vocação original.

 

POR FAVOR, EVITE: AS LARGAS DEMAIS

A graça da calça de moletom atualmente é justamente que ela voltou mais ajustada e sem parecer um pijama! (Loro Piana e Polo Ralph Lauren)

E AS INFANTIS

O tipo sarouel parece uma fralda e a pequena listra embaixo faz parecer um macacão de bebês, da Asos.

 

ATENÇÃO: o jeito que estão usando nas ruas é com o cadarço solto! Não pergunte o porquê...

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Gosta de pérolas? Gloria Kalil indica os melhores jeitos para usar o clássico de forma moderna

Item quase obrigatório no porta-joias das mulheres, a pérola é um clássico que nunca sai de moda. Prova disso são as celebridades que vêm usando com frequência as peças feitas com as contas, todas buscando uma maneira mais moderna.

E como se livrar da imagem careta e atualizar o uso das pérolas? Gloria Kalil indica os melhores jeitos na hora de modernizar a sua:

FORMAS

"As pérolas sempre dão uma iluminada no look, o bonito dela é exatamente este brilho que ela proporciona, especialmente quando os cabelos estão presos, e para as morenas".

+PÉROLAS: APRENDA A CUIDAR E CONSERVAR AS SUAS SEMPRE BONITAS

"O melhor jeito é fugir do convencional, que são os colares e brincos que seguem uma mesma proporção. A graça é a inversão de tamanhos e apostar nas proporções diferentes, ou num volume maior ".

"As pérolas pequenas e uniformes são a maneira mais clássica de uso. Experimente brincar com o exagero dos tamanhos, fica mais bonito e mais moderno".

+6 REGRAS PARA CONSERVAR SUAS BIJUTERIAS BONITAS COMO JOIAS

"Aqui as propostas de formas seguem modernas. O colar Chanel de Carine mostra que a marca continua propondo pérolas em seus acessórios".

CONVENCIONAL

"Repare como as menores ficam mais discretas. O uso do brinco de pérola aqui é o mais convencional. Ele serve apenas para dar uma iluminadinha, mas é a maneira mais classica". 

+GEMÓLOGO DA CARTIER DÁ OS SEIS PASSOS PARA CUIDAR BEM DAS JOIAS

"O que tem de mais convencional, além das pérolas delicadas e uniformes, são peças como vestido básico preto ou camisa de seda. Usar com jeans ou uma camisetinha já fica menos careta e vai melhor".

MISTURAS

"Aqui ela exagerou ao misturar as pérolas no vestido com o strass dos brincos e não combinou. Evite misturas para não ficar com visual exagerado".

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

»Notícias Anteriores