Como Usar

Aprenda a maneira correta de lavar sua lingerie para conservá-la bonita por muito mais tempo

Na correria do dia a dia, muitas vezes a lingerie acaba recebendo pouco cuidado na hora da lavagem. Tem gente que lava as calcinhas no banho ou joga os sutiãs com bojo para bater na máquina. Tudo errado, se o objetivo é ter uma peça saudável e que dure bastante.

Ligia Buonamici Costa, diretora de operações e estilo da Liz, conta os segredos da lavagem correta da lingerie - para que as peças continuem bonitas por muito tempo.



1. SUTIÃS COM ARO E BOJO
Lave sempre à mão. Na máquina, mesmo que você use aqueles famosos saquinhos de lingerie, a peça é deformada. “O aro perde sua angulação correta, que é fundamental para a saúde e o vestir dos seios. Já o bojo perde sua durabilidade e deforma, já que sofre atrito, principalmente durante a centrifugação”, explica.

2. COMO LAVAR O SUTIÃ COM BOJO

Coloque as peças num balde, com água fria e sabão neutro (pode ser os de coco ou para roupas delicadas), sem deixar de molho. “Faça uma massagem no bojo, apertando-o como se fosse uma massa de pão e não torça para evitar que o deforme”, diz Ligia.

3. NÃO USE AMACIANTE
Muitas lingeries são compostas de fibras sintéticas, que precisam da lavagem correta para se manter respiráveis. “O amaciante tem silicone na fórmula, que impermeabiliza as fibras, fazendo com que percam as propriedades de absorver e secar o suor. A peça fica impermeável em vez de respirável. Isso vale até para uma toalha de algodão, que fica menos absorvente com o uso do amaciante”, comenta Ligia.

4. CALCINHAS E SUTIÃS SEM BOJO ESTÃO LIBERADOS PARA A MÁQUINA

Calcinhas, se não tiverem rendas delicadas, assim como sutiãs sem aros e bojos, estão liberados para irem à máquina. “Você coloca na máquina com sabão neutro, lava com água fria e centrifuga. Nada de deixar de molho, pois umidade em excesso só vai prejudicar as fibras do material da peça.”



5.JEITO CERTO DE SECAR

Os sutiãs devem ser pendurados pela lateral, num cabide ou no meio. “Jamais coloque um pregador no meio do bojo, pois irá deformá-lo”, conta Ligia. As calcinhas vão para o varal também - e tudo deve secar à sombra. "Excesso de sol prejudica a qualidade da peça", explica.

6.NO BANHO, NÃO
A ideia de lavar a calcinha no chuveiro é péssima também para a sua saúde. Primeiro, porque o sabonete foi feito para limpar a pele, não o tecido de uma calcinha. Segunda pior ideia: deixar a peça secar no meio do chuveiro, lugar ideal para proliferar bactérias.

7. PARA QUÊ PASSAR?
“Tem gente que tem aquele mito de passar o fundinho da calcinha, mas isso não é necessário”, explica. Daqui pra frente: secou à sombra, tira do varal, dobra e coloca na gaveta, combinado?

+ APRENDA O JEITO CORRETO DE GUARDAR SUAS CALCINHAS E SUTIÃS

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail