Como Usar

Botas: um dossiê sobre como usar os modelos que estão à venda nas lojas

Ah, as botas... Amadas por quase todas as mulheres, e quanto mais ao Sul do país mais presentes no dia a dia, são – acredite – um dos principais itens do guarda-roupa de inverno que pode causar confusão na hora da compra.  Além da variedade de opções, que muda – e aumenta – a cada estação, o acessório é mesmo difícil de usar porque chama muito atenção do look – podendo acabar com horas de produção em apenas um passo.

Então, antes de escolher o seu modelo, você precisa saber:

. Botas cortam a silhueta na horizontal. O que significa que, se você é a típica brasileira (com cerca de 1,60m de altura e quadris largos), vai parecer mais baixa e com as pernas mais grossas – seja o modelo de cano longo ou curto. A solução é usar calças ou meias-calças da mesma cor – regra que vale para os dois próximos tópicos.

. A da vez é a ankle boot, aquelas botinhas que não passam dos tornozelos. É possível combiná-las com calças, leggings, shorts, saias, vestidos (com ou sem meias)... Pode ser usada em todas as idades, mas precisa combinar com seu estilo - não adianta escolher uma cheia de tachas se você nasceu para modelos lisos. Só não use em situações formais, mesmo as mais básicas, como em casamentos. Aliás, não use botas em casamentos!

. Já se você não abre mão das tradicionais de cano longo (montaria ou biker), há duas maneiras muito simples de usar: por dentro ou por fora da calça. Há quatro anos, as botas por fora do jeans, como usou Anne Hathaway na última cena de O Diabo Veste Prada, eram o jeito certo de usar. Já no ano passado, meias grossas e vestidos tomaram o posto. Para não errar: quando usar com calças skinny ou leggings (nunca com modelos folgados, ok? Você não quer ficar com a roupa embolada!), repito, use da mesma cor ou tonalidade bem próxima a do acessório.

. Botas são calçados de inverno ou dias frios. É estranho usar durante o verão – e tem tanta sandália bonita, por que você vai querer usar uma bota?! Para os dias de chuva, as galochas estão liberadas o ano inteiro – só quando estiver chovendo, ok? Não é mais tão legal sair de galocha por aí com o dia ensolarado – isso foi em 2007!

. Decorou tudo? Então é hora de dizer: toda regra tem sua exceção. Botas diminuem sua altura? Sim, mas as de cano longo são a solução para os vestidos mídi, aqueles com o comprimento no meio da canela (que, diga-se, encurtam ainda mais a silhueta!): “é o único jeito de evitar os efeitos colaterais do mídi. Isso posto, vale tudo: bota caubói, de camurça, de couro”, ensina Gloria Kalil.

. E, falando em botas caubói, vamos ao último tópico. Se você é fã de sertanejo universitário, tudo bem usar por cima dos jeans, vai – em Roma faça como os romanos! Caso contrário, tenha em mente que é um acessório que chama bastante a atenção (mais do que um modelo montaria, por exemplo). Prefira looks monocromáticos em que só as botas se destaquem, ou assuma o folk como inspiração e complete a produção com vestidos floridos e soltos. O mesmo vale para as metalizadas, muito decoradas e até para as brancas (a mais odiada de todas...).

Veja onde encontrar os modelos mais bacanas das botas do inverno 2010.

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail