Como Usar

Sabão líquido versus sabão em pó: conheça as principais diferenças e uso recomendado de cada um deles

Cada vez mais frequentes nos supermercados, as versões de sabão líquido ganharam destaque entre os produtos de limpeza. Mas, na hora de lavar roupa, é melhor optar pela novidade das prateleiras ou pelo em pó convencional?

Para esclarecer as dúvidas sobre os tipos de sabão (e os cuidados com a roupa, principalmente!) consultamos Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da rede de 5àsec, e Paula Lopes, gerente de marketing de Omo.
 



TEM DIFERENÇA NA HORA DE USAR?
Em pó
“Para que ele tenha um efeito satisfatório, ele deve ser diluído em água antes de ser colocado na máquina. Muitas donas de casa desconhecem desse recurso e acabam manchando suas roupas na lavagem convencional”, explica Rejane.

Líquido
Pode ser utilizado em qualquer peça, no entanto, dê atenção ao tipo de fibra. Não é recomendado usar um sabão líquido extremamente alcalino numa fibra delicada, por exemplo.

+ JEANS: VEJA OS 10 CONSELHOS NA HORA DE LAVAR, SECAR E GUARDAR SUAS PEÇAS

A MÁQUINA DE LAVAR INTERFERE NA ESCOLHA DO SABÃO?
“A maioria dos detergentes disponíveis no mercado tem a recomendação de dosagem para máquinas de abertura superior. Estas dosagens devem ser ajustadas para máquina de abertura frontal. Para garantir bons resultados procure sempre seguir a recomendação de dosagem específica da cada marca”, indica Paula Lopes.

QUAL SABÃO É MAIS INDICADO PARA LAVAR ROUPAS À MÃO?
“Não depende do detergente e sim da fibra. Quando você tem uma peça mais delicada, se lava de preferência à mão e com um detergente líquido”, explica Rejane.
 
QUAL O PROCESSO CORRETO PARA USAR CADA TIPO DE SABÃO?
É importante sempre seguir a recomendação do rótulo dos produtos, etiqueta das roupas e, claro, no caso de lavagem na máquina, a recomendação do fabricante. Para o sabão em pó, é importante deixar que ele se dissolva antes da lavagem. Já para o detergente líquido, é importante não colocar o produto direto sobre a roupa, salvo em casos de manchas mais difíceis de sair. Mas neste caso, após aplicar, é importante esfregar um pouco a peça, seja na lavagem à mão ou na máquina", esclarece Paula.
 

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail