Como Usar

Sabe como cuidar do seu sapato de couro? Especialistas entregam os passos para deixá-los sempre bonito

Assim como as roupas, sapatos de couro merecem atenção extra para continuarem bonitos depois de muitas caminhadas e sujeiras.

Para ajudar você na tarefa, Claudia Narciso, diretora de estilo da Arezzo,e Nadir Felicio, consultora operacional da rede Serviços do Futuro, dão os passos:

LIMPAR
Em sapatos de couro liso, use flanelas brancas e limpas para fazer a limpeza da superfície. "Depois, se o calçado apresentar muita sujeira, use um limpador de couro. Nunca aplique o produto diretamente no calçado, sempre na flanela, e passe em movimentos circulares. Em seguida use uma flanela lisa para retirar o excesso de produto. Você pode finalizar com uma graxa ou um mousse para manter a hidratação e beleza do couro", explica Nadir.

Na sola use uma escova de cerdas flexíveis e água corrente para lavar o solado. Cuidado para não encharcar o interior do calçado.

GUARDAR
“Se tiver espaço disponível, guardar em caixa facilita a identificação e o cuidado com a armazenagem. Em saquinhos também ajuda a preservar o produto, principalmente para calçados de camurça.”

E SE MOLHAR?
"Envolva o calçado em um pano seco, para que a água seja absorvida e depois deixe a peça secar em local protegido do sol”, recomenda Claudia.

PODE ENGRAXAR EM CASA?
Sim, mas com produtos adequados. "Recomendamos pastas que contenham ceras naturais. Elas promovem longevidade e hidratação ao couro. Outra alternativa é procurar lojas especializadas em consertos de calçados", comenta Nadir.

DEU CHULÉ?
A bactéria que promove o odor fica no calçado e não no pé. Por isso, faça uma limpeza no calçado após o uso. "Não há necessidade de lavar o calçado, mas limpar a palmilha interna, e deixá-lo respirar por pelo menos 24 horas ajuda a combater essas bactérias", explica Nadir.

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas