Gloria Responde

Amigo secreto: as situações mais comuns na brincadeira e os conselhos de Gloria Kalil para se sair bem (em #gifanimado)

Com o início de dezembro, se aproxima a temporada do temido amigo secreto. A maioria das empresas realizam a brincadeira como forma de socialização entre os funcionários, mas o evento causa diversas dúvidas na escolha do presente e de quanto ele deve custar. O amigo secreto tem ainda uma segunda opção que também pode ser divertida, o amigo ladrão.

Fora das empresas a brincadeira também acontece entre amigos e familiares, mas nada como o ambiente corporativo para deixar tudo mais formal (e tenso!). Para evitar os micos que a brincadeira pode causar, veja as recomendações de Gloria para aproveitar o amigo secreto da melhor maneira.

1. Quando você tira alguém que não conhece muito bem

Certifique-se de dar uma olhada na lista de presentes. Hoje em dia o mais comum é que cada participante da brincadeira dê, pelo menos, três opções diferentes para que não tenha erro na hora da entrega.

2. Quando você ganha um presente que não gostou

Se mesmo com a lista de opções a pessoa errar, garanta que você poderá trocar a peça e combine com o amigo para saber o procedimento da loja onde o presente foi comprado. Evite dar algo que a pessoa não possa trocar para não pagar mico.

3. Quando você dá um presente caro e recebe um muito barato

Para evitar constrangimentos, é importante, antes de tudo, estabelecer um valor mínimo e máximo (por exemplo, presentes a partir de R$ 50 ou até R$ 200) e fazer com que todo mundo cumpra o que foi proposto, inclusive quem tirou o chefe.

4. Quando o chefe te tira

O que quer que tenha sido combinado tem que ser rigorosamente igual para o chefe. Mesmo assim dá sempre um ar de alegria ouvir o que ele tem a dizer sobre você na hora do "o meu amigo secreto..."

5. Quando você tira o chefe

Quando a situação é contrária, sempre rola o desespero de pensar que deve-se dar um presente mais caro. Mas lembre-se, não é porque o chefe está no topo da hierarquia que merece dar ou receber presentes melhores. Amigo secreto é uma situação de inclusão.

6. Quando alguém muito próximo a você te tira

Se você deu a sorte de tirar alguém de quem é próximo, pode oferecer algo mais pessoal. Mas se não faz a menor ideia do estilo da pessoa, prefira os genéricos, como DVD, CD, livro, cremes, sabonetes, vela perfumada, agendas...

7. Quando você pega um presente ruim no amigo ladrão

Na brincadeira, os presentes são definidos por ordem de sorteio e os demais podem te roubar o que escolheu.

8. Mas logo roubam de você e você consegue um que gosta

A parte boa é poder conseguir outro presente que goste mais - e torcer para ninguém querer tirar ele de você.

Lembrando que o importante é se divertir e confraternizar com os colegas de trabalho e amigos, então aproveite a brincadeira e nada de brigas!

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas