Gloria Responde

Etiqueta do cigarro: 7 situações para evitar a fumaça

Cada vez mais os fumantes são vistos como inconvenientes com seu hábito considerado feio e antigo. Com as leis anti-fumo, cada vez mais restritivas, a galera do cigarro está cada vez mais sem opções de lugares para se entregar ao seu prazer sem incomodar os demais.

"Tenho observado que o maior problema dessa turma em extinção (além de como parar de fumar) é: onde e quando fumar sem enfurecer os saudavelmente corretos – que não só não fumam como fazem marcação cerrada aos que não dispensam a companhia de um cigarrinho. De fato, o cheiro do cigarro e a fumaça incomodam muito quem quer manter os pulmões limpos", analisa Gloria Kalil.

Aqui vão 7 situações para evitar o cigarro e manter a harmonia entre os demais com comentários de Gloria.

1. Fumar na casa dos amigos



"Fumar na casa dos outros, só depois de pedir licença e, mesmo assim, o melhor é ir perto de uma janela aberta ou terraço. Só fumem dentro da casa se a dona insistir ou também for fumante".

2. Na casa de estranhos



"Quando estiver na casa de alguém não muito íntimo, deem uma olhada para ver se há cinzeiros à vista. Se não houver, não fumem - o recado foi dado".

3. À mesa



"Nunca fumem à mesa. Por incrível que pareça, até os anos 1980, toda mesa de jantar tinha cinzerinhos e as pessoas fumavam entre os pratos, ou entre a refeição e a sobremesa. Ainda bem que esse hábito se acabou e hoje não é nada educado acender um cigarro durante as refeições".

4. Em lugares fechados



"Não fumem em locais onde o ar-condicionado esteja funcionando".

5. No carro (que não seja seu)



"Em nenhuma hipótese acendam um cigarro no carro de um não-fumante".

6. Na direção das pessoas



"Prestem atenção na direção da fumaça do cigarro para ver se não está invadindo as narinas alheias".

7. Em sua casa



"Mesmo sozinhos em casa, não deixem de abrir as janelas depois de fumar para que o ar se renove e a sala ou o quarto não fiquem com cheiro de cinzeiro velho".