Gloria Responde

Gloria Kalil esclarece dúvidas dos leitores sobre presentes de casamento em 5 tópicos #GifAnimado

Hoje em dia, é comum recebermos convites para a segunda (ou até terceira) festa de casamento de um mesmo amigo; ninguém mais estranha o casa-descasa! 

Mas essa mudança de costumes deixou alguns de nossos leitores em dúvida: como presentear aqueles que comemoram essas segundas bodas? Gloria Kalil ajuda a resolver o dilema em 5 tópicos:

1. CASA MONTADA

A primeira coisa a ser lembrada é: se o novo casal já tem casa montada, opte por presentes não tão convencionais, como livros de arte, pacotinhos de programas dentro da viagem que os noivos estejam planejando, um jantar fora no restaurante que os noivos escolherem na cidade onde moram, ou mesmo um porta-retratos para as fotos da nova família.

2. OS TRADICIONAIS

Contudo, se o plano é mobiliar a nova residência, os presentes tradicionais ainda valem (copos, talheres, etc...). 

3. LISTA

E não é que os noivos também estão confusos? Querem saber se a clássica lista de presentes ainda é a melhor opção ou se podem pedir dinheiro.

Aqui vale ressaltar: presente não é uma obrigação, é acima de tudo uma lembrança carregada de afetividade. Colocar lista em loja foi a alternativa encontrada para facilitar a vida dos convidados; pode não ser uma coisa muito elegante, mas é prática.

4. DINHEIRO

Quanto ao dinheiro, é definitivamente deselegante pedir; dá a sensação de que estamos participando de uma transação comercial sem nenhum envolvimento pessoal. 

5. CASAL DE LONGE

E se o casal for morar fora da cidade ou do país? Ou os noivos põe uma lista numa loja que faça entregas para lugares distantes ou eles que esperem que os mais próximos ofereçam um presente em dinheiro para que eles comprem o que quiserem na cidade onde vão morar.