Gloria Responde

Vai ao cinema? Gloria Kalil esclarece 8 dúvidas para encarar a sessão da melhor maneira #etiqueta

O escurinho do cinema não quer dizer buraco negro onde todas as regras de civilidade desapareçam como personagens de filmes infantis ou ficção científica. O fato de estar num ambiente fechado e com pouca luz não libera – nem para maiores nem para menores – a falta de educação e a falta de compostura!

Para que a sessão de cinema tenha um final feliz, algumas dúvidas de comportamento esclarecidas por Gloria Kalil:

1. Pipoca: pode ou não pode?

"Pode, é claro. Esse hábito norte-americano foi definitivamente incorporado às salas brasileiras. Só não vale jogar o resto e o copo no chão na hora de ir embora - muito menos deixar tudo para trás quando acaba a sessão. Salas de espera têm lixos para isso".

2. O que fazer se a pessoa ao meu lado insistir em ficar no celular?

"Se ela não desligar e o telefone acende a toda hora, pode ter certeza de que, no mínimo, oito fileiras de espectadores também vão reclamar até o chato ser obrigado a ir conversar fora da sala ou desligar".

3. Guardar lugar para alguém que não ainda não chegou é educado?

"Pode ser feito. Um lugar no máximo. O que não se faz é tentar reservar três ou quatro lugares – usando o velho truque das bolsas e casacos. Aí, é abuso".

4. Se estiver acompanhado, posso fazer comentários bem baixinho?

"Pode. Metade da graça de ir com alguém ao cinema é justamente poder comentar o filme com o acompanhante. Mas só com ele. Seus vizinhos não têm que aguentar sua opinião sobre filmes búlgaros ou o seu entusiasmo com os músculos do Brad Pitt".

5. Gosto de tirar os sapatos durante o filme. Posso?

"Depende. Se estiver seguro que seus pezinhos estão limpos e cheirosos, pode. Desde que fiquem lá embaixo, no chão, e não apoiados nos braços da cadeira da frente, justamente na altura do nariz do vizinho".

6. Posso levar comida para dentro do cinema?

"Não. Comidas trazem cheiros que não devem fazer parte do ambiente de uma sala de cinema".

7. Quais os pecados que alguém pode cometer dentro do cinema?

"Se portar como se estivesse sozinho em casa. Ou seja: ficar namorando sem se importar com que os outros escutem seus arrulhos de amor e passar a sessão de cabeças juntinhas, dificultando a visão de quem está atrás (sobretudo se o par de pombos for alto ou cabeludo); falar alto; amassar papel; bater com os pés na poltrona da frente; espirrar no pescoço do vizinho da frente; tossir o filme todo".

8. Como agir se seu filho falar demais ou chorar dentro do cinema?

"Se um 'fica quietinho e olhe o filme' não funcionar, leve-o embora imediatamente e vá ver o que há de errado com ele na sala de espera. Talvez ele ainda seja pequeno demais para encarar duas horas de silêncio e imobilidade".

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail