Homem

BARBÔMETRO: famosos exibem os efeitos dos 6 tipos mais básicos de barba no desenho do rosto

A onda de barbearias retrô que invadiu as principais capitais brasileiras é mais uma confirmação de que os pelos faciais não só estão na moda há alguns anos como já compõem um robusto depoimento de estilo dos anos 2010. Se as mulheres já alcançaram um equilíbrio entre vida pessoal e profissional sem abrir mão de seus atributos femininos, por que os homens não haveriam de usar uma de suas características mais marcantes como elemento estético?

Os bigodes acabam sempre ficando mais elaborados (o da vez é o handlebar), mas sempre envelhecem um pouco quem usa. Já as barbas têm uma atitude mais jovem (principalmente se usadas de modo mais irregular) e se mostram mais democráticas no estilo de cortes. Atualmente, diversos atores vem ostentando suas barbas no ar nas novelas e filmes -além de ser o cartão de visita de personagens mais contemporâneos, como Conchita Wurst e mais um time de drags com barba.

Veja os 6 principais estilos de barba e os efeitos que podem dar no desenho de seu rosto:

1. COMPLETA

O jeito mais clássico de usar a barba, como se tivesse deixado crescer naturalmente. É o que menos altera a silhueta, por acompanhar o formato original do rosto. Com os fios uniformes, aparada e penteada fica mais séria e profissional; já quando está mais comprida e desigual, como usa Klebber Toledo, fica atual e requer certa liberdade no dress code da empresa.

2. CHEIA

A escolha de Rafael Carsoso, que usa os cantos aparados e a parte inferior do queixo com mais volume, serve para alongar o rosto de quem se acha muito redondo, pode ajudar a esconder dobrinhas no pescoço também, se for o caso.

3. DESALINHADA

Quando há falhas no contorno da barba no rosto, como Chay Suede, não tem jeito...  A barba vai parecer bagunçada e desalinhada, imprimindo casualidade e as vezes até relaxo. Mas quem resiste a um bad boy?

4. CAVANHAQUE

O cavanhaque traz pelos apenas no queijo para acompanhar o bigode pode ser usado para acentuar as linhas horizontais ou verticais do rosto. Seu rosto é muito longo? Aumente o bigode. Tem pouco queixo? Deixe aparecer mais a parte de baixo. Ainda não está tao popular, mas ainda aparece, como no ator Rômulo Arantes Neto.

5. CAVANHAQUE CHEIO

Sem precisar cortar a barba para fazer o cavanhaque, é só deixar os fios da região do queixo mais longos -como faz Alexandre Nero. Alonga o rosto e é bom para usar como se fosse um corte de cabelo passageiro, mas envelhece pra burro (ainda mais se for grisalho!).

6. POR FAZER

É a maneira mais comum de ser ver por aí, a barba de dois dias sem fazer, como Daniel Rocha. Para quem trabalha em escritórios formais, é como fica no fim de semana, quando está livre das obrigações do dress-code. Fácil de manter, não altera tanto o desenho do rosto, apenas preenche um pouco o contorno. É super sexy!

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail