Minas Trend

Alerta a todos os estilistas que trabalham com roupas de festa

Alô, Chics!

A confecção mineira é conhecida e louvada pela sua mão de obra caprichada, tanto nas costuras como nos bordados, o que dá a ela uma imagem imbatível no quesito moda festa. Mas se as roupas são bem feitas e os bordados cada vez mais elaborados, o mesmo não se pode dizer da criatividade.

Rodando os corredores do Minas Trend e conversando pessoalmente com os lojistas de todo o Brasil que ali vão comprar sua moda para eventos festivos, ouvi queixas repetidas que podem ser resumidas em poucas palavras: “nossos clientes não aguentam mais rendas, nem tule bordado”.

De fato. Nem sei há quantas estações as confecções especializadas neste tipo de moda estão oferecendo os mesmos modelões sem se dar conta de que o segmento está avido de novidades, especialmente agora que o assunto festa anda oferecendo, a quem tiver os olhos atentos, tantas novas oportunidades.

Quais são elas? País em crise ou não, nuca se viu tanta formatura, tanto casamento, tanto tapete vermelho. Porque não segmentar uma coleção em blocos de moda diversificados para atender a essas novas demandas?

Só para dar um exemplo, eu, se tivesse uma confecção dessas, lançaria uma coleção chamada “Casamentos”, dividida em blocos temáticos com roupas para madrinhas, irmãs de noivas e convidadas em geral:

a. Casamento na praia – com vestidos longos e leves, lisos ou estampados
b. Casamento no campo – com vestidos mídi e floridos com sugestão de chapéus
c. Casamento no cartório – curtos com sugestões de minibuquês
d. Casamento no final da tarde – modelões mais tradicionais de longos com brilhos e uma linda cartela de cores pastel.

Seria uma maneira de variar as ofertas, dar um tratamento de moda diferente para cada uma destas situações e de inovar no marketing da marca.

O esforço obrigaria os estilistas a ampliar a oferta de produtos usando cores, tecidos e formas diferenciados e assim atiçar novamente a clientela que anda, com razão, desestimulada e arisca.

Gloria Kalil

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

As tendências do Minas Trend . verão 2017 contra a crise

Alô, Chics!

Estamos em BH para a 18 jornada do Minas Trend Verão 2017, como sempre sob o patrocínio da FIEMG (Federação das Industrias de Minas Gerais).

O esforço dos participantes no sentido de se posicionar de frente contra a crise é visível e admirável. Ninguém está negando o momento estreito pelo qual a economia está passando, mas a vontade de continuar a trabalhar e encontrar saídas para o problema ainda fala mais alto.

A moda do verão vai oferecer uma cartela de cores do tipo pastel, especialmente o rosa o azul claro e o menta, vai manter em alta o branco e preto, sem falar numa grande variedade de estampas florais além de listras. Longos, curtos e mídis vão conviver em harmonia, assim como caftãs e quimonos, calças flare e calças cropped, decotes ombro a ombro com tomara que caias.

As bijuterias estão mais focadas nos grandes colares e nos brincos volumosos, sem uma tendência especialmente marcante na direção de uma determinada cor ou tom de metal.

Estão bonitos e com muitas ofertas interessantes os calçados, cuja maior tendência são as sandálias de enfiar o pé com um salto mais grosso e mais baixo, muito cômodos, e o tênis/yacht, aquele mais fechadinho, sem cadarço e de solado de borracha. Vimos muitos solados de corda imitando alpargatas e muito uso de verniz também.  A cor dominante é o pele, nude, que vai escurecendo até chegar num caramelo mais queimado.

Abrindo o dia, o desfile precioso de Fabiana Milazzo que tão bem representa a moda mineira com seu artesanato imbatível e sua mão de obra delicada.
 

Gloria Kalil

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Com Sonia Pinto na passarela, Minas Trend divulga calendário de desfiles de verão 2017

Esquentando a temporada para o verão 2017, a organização do Minas Trend divulgou o calendário de desfiles para o evento - que acontece entre 4 e 7 de abril, em Belo Horizonte, falando da "essência da moda mineira" como tema.

A maior surpresa é a participação de Sonia Pinto, estilista clássica mineira dos anos 1980. Sonia foi uma das fundadoras do Grupo Mineiro de Moda, homenageado pelo evento na temporada passada, e acumula quase 40 anos de carreira com sua moda japonista e refinada.

Entre as novidadades aparecem também a Confraria, marca de bolsas e sapatos fundada por Ana Paula Ávila, e a Viva por Vivaz, segunda marca da Vivaz. Fabiana Milazzo, Faven, Lucas Magalhães, Plura e Lino Villaventura completam o line-up. 

+ VEJA OS DESFILES DO MINAS TREND . INVERNO 2016

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Minas Trend foca na essência da moda mineira como o tema do verão 2017

O clássico Alice no País das Maravilhas é um dos guias para a edição de verão 2017 do Minas Trend, que acontece em Belo Horizonte entre 4 e 7 de abril. Tudo por conta do tema do evento, divulgado pela FIEMG: Essência.

Depois de focar no trabalho manual, característica tão própria da moda mineira, que foi guia da temporada de inverno 2016, o MT pretende ir além e focar na identidade das marcas - que é o grande valor na hora de buscar competitividade dentro do mercado de vendas.

"Nosso objetivo é provocar uma reflexão em relação à busca por soluções mais práticas, objetivas e realistas para superar as dificuldades e incrementar os negócios", Henrique Câmara Azevedo, superintendente da FIEMG, indo de acordo com as últimas mudanças anunciadas - enxugando o evento em um dia, o que eliminou festa e o grande desfile de abertura.

O show, que tradicionalmente reunia uma curadoria das marcas que expõe na feira, será montado em formato de exposição em formato de jogo de xadrez inspirado em Alice.

FAÇA O DOWNLOAD DO BOOK DE TENDÊNCIAS BY CHIC DO MINAS TREND. INVERNO 2016

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Minas Trend de verão 2017 muda para se adequar ao mercado

De olho no mecado, a FIEMG se mexe para manter a relevância e a saúde do seu Minas Trend - e anuncia mudanças estruturais para a próxima edição, de verão 2017.

Ao contrário dos outros anos, a tradicional festa de abertura com o desfile coletivo deixa de acontecer. Em compensação, a inauguração do evento já começa com a feira de negócios - que, afinal, é a parte mais importante do Minas Trend.

No novo esquema, a visitação ao Expominas passa a acontecer já na segunda-feira (04.04), terminando na quinta (07.04). De acordo com a FIEMG, as novas datas atendem reivindicação dos operadores da feira para melhorar a eficiência e os gastos envolvidos na operação.

Apesar da extinção do desfile coletivo de abertura, os shows individuais continuam confirmados - mas ainda sem line-up oficial.

FAÇA O DOWNLOAD DO BOOK DE TENDÊNCIAS BY CHIC DO MINAS TREND. INVERNO 2016

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Sabe como será a temporada de inverno 2016? Book digital Minas Trend by Chic revela e lista todas as (reais) tendências

Como já virou tradição, a temporada de inverno 2016 começa com o catálogo produzido pelo Chic junto aos expositores do Minas Trend. Analisamos todas as coleções das 250 marcas que participam da feira para listar as tendências mais marcantes da temporada.

Veja como será o comportamento do produto nas lojas, treine a sua visão de inverno e veja conselhos de visual merchandising para melhor aproveitar as vendas da estação. Faça o download e compartilhe este material tão precioso!

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO ARQUIVO COM O BOOK DE TENDÊNCIAS DO INVERNO 2016
(clique com o botão da direita, depois em "salvar como...")
 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

»Notícias Anteriores