Moda

Beachwear . verão 2011: a moda praia é, na verdade, moda íntima na próxima estação

Este verão eles [os maiôs e biquínis] vieram com emoção. Ou seja, sempre com algo a mais. Acabaram os cortininhas com calças de lacinhos. Hoje eles são cheios de babados, laços, estampas diferentes, furos, recortes, alças cruzadas, drapeados, bordados e metais”, sentenciou Gloria Kalil logo após o fim da edição de verão 2011 do Fashion Rio, em junho deste ano. E entre todos esses novos estilos, um se destaca: o efeito lingerie.

Alexandre Herchcovitch, responsável pelo estilo da Rosa Chá, Déspina Filios, da Despi, e Adriana Degreas, levaram a moda praia para visitar o universo do underwear e fizeram coleções repletas de elementos que caracterizam a moda íntima – saem as lycras coloridas e entram o nude e os tules, o bojo toma conta das partes de cima e as calcinhas são substituídas por hot pants. O tempero aqui é o toque pin-up do look - não é qualquer conjunto de calcinha e sutiã que pode ir à praia! Precisa ter o glamour dos anos 1940 e, principalmente, o jogo de mostra-esconde que essas peças maiores fazem.

Essa onda de lingerie na moda praia é reflexo da tendência boudoir (reforçada com os sutiãs sobrepostos a camisas do desfile de verão 2010 de Marc Jacobs) e continuação do beachwear de luxo que permeia os lançamentos do setor no Brasil desde novembro de 2008, quando encontrou o auge nas passarelas do Rio Summer - e que é, na verdade, um biquíni que nem toma muito sol. “Elas [as peças] não foram feitas para o uso diário em piscinas e praias”, diz a estilista Adriana Degreas. A mesma ideia vale para os corsets que a designer mostrou na passarela. “Eles serão mais usados em festas”, avalia.

Para Déspina, essa moda vai demorar para pegar nas areias, mas algumas adaptações aos modelos do dia a dia já podem ser feitas. “Neste verão, teremos babados, frufrus e até mesmo um sutiã meia-taça com estrutura metálica”, diz. E para o alto verão, ela promete lançar uma estampa e acessórios de renda. “Quando a inspiração é lingerie, o céu é o limite”, diz animada. 

 

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail