Moda

Clássico masculino, o iate desbanca o sneaker de salto como tênis da vez no guarda-roupa delas

Será o fim dos calçados esportivos espalhafatosos? Depois da era dos sneakers - os tênis com salto embutido, inventados por Isabel Marant e copiados mundo afora - e dos creepers e seus solados grossos, o novo fenômeno é bem mais fácil de usar (e confortável!): os tênis tipo iate.

Ultraclássico da moda masculina, o iate nunca saiu do guarda-roupa dos skatistas e afins. Aproveitando da influência dos anos 1990, voltou a aparecer e tomou espaço no guarda-roupa também feminino. O modelo atual, no entanto, tem suas novidades. Aproveita-se do solado alto do creeper e aparece com propostas fashionistas, coloridos e estampados, e com detalhes nada esportivos, como rendas e brilho.

A nova força desse tênis com elástico começou na coleção de verão 2012 da Céline, mas logo se estendeu para as linhas de Marc Jacobs, Givenchy e Michael Kors. Obviamente, a grife esportiva Vans não perdeu tempo e relançou variados modelos de seu clássico, além de uma linha exclusiva em parceria com os estilistas supercool da Kenzo.

Giambattista Valli foi o primeiro a apostar no calçado na passarela inverno 2014. A Zara também colocou o tênis em evidência, enquanto as campanhas de inverno das marcas de modinhas americanas J. Crew e Madewell investiram no produção calça curta com o calçado. Por aqui, o iate é clássico do guarda-roupa da Redley.

Nas ruas, o tênis Iate aparece geralmente acompanhado de uma calça com estilo esportivo, que deixa as canelas de fora ou com shorts. Há também quem arrisque o calçado nos looks com saia ou vestido. Novidade do fim de verão no Hemisfério Norte, deve aparecer bastante nos bastidores e portas das semanas de moda, que começam na primeira semana de setembro.

+ APRENDA A USAR AS TENDÊNCIAS DE MODA A SEU FAVOR NA SEÇÃO COMO USAR
 

 

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas