Moda

Coleções POPulares . inverno 2011: veja o que tem nas araras de C&A, Renner, Riachuelo, Marisa e Pernambucanas

Quando o Chic começou a fazer a série de editoriais mostrando as coleções das lojas de departamento – C&A, Renner, Riachuelo e Marisa – lá no começo de 2009, era latente a necessidade dessas marcas investirem mais em criação de moda – seja pela mudança no comportamento de consumo pós-crise norte-americana, seja pelo crescimento do poder aquisitivo da classe C brasileira.

A solução não seria fácil. As redes não têm estrutura (ainda) para ser realmente “fast” fashion – se é preciso acrescentar uma peça à coleção, demora entre 40 e 60 dias e isso dificilmente acontece; as coleções são finalizadas meses antes de chegarem às lojas e as referências são importadas dos desfiles internacionais, não há imprevistos. Para o bem de todos, o caminho encontrado pelas empresas foi lançar coleções-cápsulas ao longo do ano e, assim, sanar esse deficit com os criadores nacionais.

Nestes dois anos, a C&A disparou em anunciar parcerias com estilistas ou celebridades em linhas que esgotam das araras em poucos dias - Maria Bonita Extra, Espaço Fashion, Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Amir Slama, Renato Kherlakian, Isabela Capeto e Alexandre Herchcovitch no infantil, a modelo Isabeli Fontana, as cantoras Nicole Scherzinger (Pussycat Dolls) e Christina Aguilera e a inglesa Stella McCartney (o lançamento é nesta quarta-feira,  23.03) foram alguns que fizeram parte desse movimento.

A Riachuelo levou para acompanhar as peças da linha da cantora Ivete Sangalo e da Pool, os estilistas Oskar Metsavaht e Cris Barros – e deve ter uma coleção masculina assinada por Pedro Lourenço.  A Marisa aumentou o investimento em jeanswear no verão e, para o inverno 2011, há uma nítida melhora na coleção – em contrapartida, também houve aumento de preços... Mais: a Pernambucanas, que estreia no menu de marcas que fazem parte deste editorial, também foi outra que investiu em moda obtendo resultado satisfatório.

O masculino ainda é a seção mais carente de novidades – salvo pelas boas gravatas da Renner – e a numeração feminina é um problema especialmente na C&A: são poucas as ofertas de peças P,  PP e GG (nos cabides, M e G são maioria). De qualquer forma, o inverno 2011 será um marco para as lojas de departamentos brasileiras que podem esperar por consumidoras exigentes e bem informadas. Enfim, um bem-vindo avanço na moda nacional que não pesa no bolso.

Nas fotos acima, um apanhado dos principais rumos do inverno 2011 só produzidos com peças da C&A, Renner, Riachuelo, Marisa e Pernambucanas – estão incluídas as peças da Stella McCartney e Cris Barros (nas lojas da Riachuelo em 3 de abril). Veja como usar color blocking, a calça vermelha e a camisa de cetim de seda, como combinar os tons de bege e camelo sem ficar careta, e ainda saia longa, rendas, transparências e couro.

Edição de moda:
Maíra Goldschmidt e Eduardo Viveiros
Produção: Ligia Carvalhosa

Modelos: Clarice Vitkauskas (Way Model), Debora Pfleger (Joy Model) e Gustavo Trento (Way Model).
Beleza: Sandro Borges
Assistente de beleza:
Marco Teixeira

Onde encontrar:

C&A:
www.cea.com.br
Marisa: www.marisa.com.br
Pernambucanas: www.pernambucanas.com.br
Renner: lojavirtual.lojasrenner.com.br
Riachuelo: www.riachuelo.com.br
 

 

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