Moda

Desenhos feitos à mão e com jeito vintage substituem o realismo digital na estamparia da vez para o verão

Em contrapartida à estamparia digital, que apareceu aos montes em 2011 cheia de detalhes realistas, as ilustrações com um quê vintage de fatto a mano têm ganhado espaço neste verão, que acaba agora no hemisfério Norte e começa a chegar às lojas brasileiras.

Miuccia Prada, que adora uma referência camp, foi quem encheu suas passarelas de verão - masculina e feminina - de camisas, blusas, bolsas e vestidos cobertos com desenhos de carros, que pareciam tirados das publicidades e das HQs pulp da década de 1950. Reverenciando uma época em que, no lugar da fotografia, as ilustrações é que faziam a imaginação (e o charme) da cultura pop.

Aqui no Brasil, a moda se alastrou. Na sua Têca, Helô Rocha foi de casinhas, corações e pássaros inspirados nos quatro elementos, assim como a Saad. A Antix apareceu com desenhos de biquínis retrô. A Marisa seguiu fiel à tendência lançada pela Prada e também investiu nos carrinhos.

Essa vontade dos desenhos à mão livre tem seus frutos simpáticos na base das colaborações. A fotógrafa e blogueira Garance Doré cirou uma coleção em parceria com a marca americana Kate Spade, aplicando suas ilustrações de charme francês em camisas, vestidos e acessórios - que devem chegar ao Brasil em janeiro de 2013. Na mesma linha, Grace Coddington, diretora criativa da Vogue America, iustrou uma linha de bolsas e lenços para a Balenciaga. A inspiração: seu gatinho, Pumpkin (abóbora, em inglês, o que explica a cor dos acessórios).

Nos cosméticos, a melhor homenagem foi o lançamento de paleta de sombras da Dior em homenagem a René Gruau. O clássico ilustrador de moda francês, que no final dos anos 1940 idealizou o croqui do New Look inventado pelo estilista - a mesma imagem que cobre a paleta de edição limitada, com variações em cinza, roxo e rosa. Embora não esteja disponível no mercado brasileiro, é possível arrematar o make pelo site da Saks Fifth Avenue, que entrega por aqui.

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