Moda

Dossiê do salto alto: Isabella Fiorentino dá os passos para andar bonito e ortopedista indica como evitar problemas

Existem mulheres que nasceram para usar salto alto - todos os dias, em todas as ocasiões e não abrem mão dele. Já outra parte das mortais sofre quando precisa encarar aquele saltão. Para deixar a vida de todas mais fácil e confortável, falamos com a apresentadora Isabella Fiorentino, que faz parte do primeiro time, e com o ortopedista Lucas Leite Ribeiro para um uso saudável e de andar bonito.

DÁ PROBLEMA?
Para quem usa salto todos os dias, o doutor Lucas explica: "saltos causam problemas se usados de forma exagerada ou em mulheres que não praticam atividades físicas e alongamentos. Os piores modelos são os de bico muito fino, que apertam os dedos e alteram a biomecânica dos pés. "

USO CONSCIENTE
“Se usado de forma ponderada, alternado com sapatos baixos, de até 3 cm de salto, ou solados tipo plataforma e em paciente que praticam atividade física e/ou alongamentos, o salto não causa problemas para as mulheres”, explica o ortopedista.



PARA FICAR BEM E BONITA

“Para não sentir dor, eu não deixo o peso numa perna só quando eu paro. Tento equilibrar e deixar nas duas - ou calcular para ficar o mesmo tempo em uma perna e na outra. Para dar mais conforto também gosto das palmilhas almofafadas”, conta Isabella Fiorentino.

PARA ALIVIAR A DOR PÓS SALTO

“Eu gosto de deixar as pernas para cima por uns 10 minutos. Também curto um escalda pés, principalmente nos dias frios. Depois finalizo com hidratante - gosto muito de passar s pomada Bepantol”, conta Isabella. O médico adverte que um analgésico e repouso também ajudam a dor, que merece atenção redobrada quando for muito extrema. “Em alguns casos pode acontecer uma fratura por estresse no osso, já que a carga não é distribuída por todo o pé.”

ANDAR DE MISS
Para não fazer feio de salto, Isabella dá um conselho: “jamais dobre o muito joelho para andar, pois fica feio. Tente colocar um pé na frente do outro e mexer de leve do quadril e os braços, que ficam bem ao lado do corpo em movimentos delicados."


Um pé na frente do outro deixa o caminhar mais bonito.



Cuidado com o jeito que você caminha  de salto, para não ficar com uma postura desleixada. "Caso contrário é mais chique usar um All Star do que um salto”, finaliza Isabella, que inclusive já fez um vídeo sobre o tema.

NO AVIÃO

Recado do ortopedista: no avião, nada de saltos. “Na viagem o pé incha e fica desconfortável com o sapato. Com os de salto, o resultado é ainda pior, pois se você tirá-los do pé, pode não conseguir colocá-los novamente.”

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas