Moda

Não existe tabela oficial de medidas para roupas e sapatos, nem brasileira nem universal, segundo ABIT e ABNT

Com o crescimento das lojas virtuais, muitos leitores do Chic querem saber como converter suas medidas para os padrões usados em outros países do mundo. Infelizmente, não há uma tabela de medidas oficial que regulamente a númeração de roupas e calçados.

No Brasil, inclusive, tanto a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confeccção) como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) afirmaram que não há normas de vestibilidade - há um processo para padronizar os tamanhos, mas que atinge por enquanto só o mercado de roupas infantis.

Fique de olho, pois as tabelas costumam variar, inclusive, entre os sites que vendem roupas online.  Algumas marcas tem padrões próprios de numeração e, na Europa, a numeração varia bastante entre os países. Você sabia que o mesmo número na etiqueta pode significar tamanhos diferentes na Alemanha e Espanha, por exemplo?

Para ajudar, reunimos algumas informações que podem ajudar na sua escolha na sessão especial Tabelas de Medidas. Mas procure sempre comprar em sites que apresentam o produto medido com fita métrica, para você prever como vai ficar no seu corpo o máximo possível.