Moda

Saiba quais são as tendências e lançamentos do mercado brasileiro de joias para 2012

 A consultora Regina Machado, especialista em mercado de luxo e joalheria brasileira, acompanhou o Chic durante a visita que fizemos a 56ª edição da Feninjer, feira semestral da indústria de joias e relógios, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de agosto, em São Paulo.

A boa notícia é que o mercado brasileiro vai de vento em popa. Dados do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), mostram que o valor global das exportações no primeiro quadrimestre de 2011 atingiu US$ 865 milhões, 26% a mais do que o mesmo período do ano passado.

Segundo Regina, o mercado de joias no Brasil se destaca em dois pilares. Primeiro, o da alta joalheria, que coloca o país em um patamar bastante interessante no mercado internacional. “Não somos mais um país que exporta gemas”, diz ela. “O design brasileiro tem identidade e é facilmente reconhecido lá fora. As nossas joias tem design criativo, combinações de pedras, cores e lapidações diferenciadas.”

O crescimento econômico também fez surgir uma nova classe de consumidores, que antes não podia comprar joias, e aquecer o mercado interno. “Mais conservadores, eles tendem a optar pelo design clássico, tons de dourado, peças leves e delicadas.”

“Além disso, as mulheres não precisam mais esperar para ganhar joias de presente ou ter uma ocasião especial para usá-las”, diz Regina. “Elas escolhem o que querem comprar, tem informação de moda e experimentam o hi-lo no dia a dia.”

As macrotendências para 2012 foram divididas de quatro formas no Preview Design de Joias e Bijuterias. Veja detalhes de cada uma delas e as respectivas novidades na galeria acima.

Temas e cores
O importante é ser original e expressar o seu estilo pessoal. O resgate de joias de família e bijuterias antigas e a customização aparecem como tema central. Destaque para as pedras em tons de rosa, branco e coral e para o design feminino. 

O azul, que remete à realeza, saiu do universo convencional e reconquistou seu lugar entre as cores que estão em alta. Os tons de lilás das ametistas, morganitas e kunzitas estão em joias com inspiração espiritual.

Diamantes negros e outras pedras escuras também merecem destaque. São eles que deixam as peças clássicas mais jovens e com pegada rock and roll.

Macrotendências
- Iluminados: pavês e peças ricamente cravejadas e cheias de brilho, de forma nada conservadora!
 
- Natureza: joias que reproduzem flores e animais e peças com design abstrato, mas com formas orgânicas.
 
- Profile: pingentes e misturas de correntes que transformam peças isoladas em um grupo único e cheio de referências

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail