Moda

UchoAchouChic: combinando o terno cinza com as camisas, gravatas e sapatos certos

O cinza é o meio-de-campo das cores, o go-between.O terno cinza pode ficar mais sério nos eventos formais com camisas brancas e gravatas sóbrias, ou ganhar muita atitude em combinações mais corajosas, com a vantagem de ser sempre refinado.

Com ele, a escolha das camisas é tranquila porque é neutro e aceita tudo. Você terá a oportunidade única de usar gravatas bem coloridas, fazer grandes contrastes com variação na cor e na padronagem das camisas e ainda assim obter um efeito equilibrado.

. Com a camisa branca aproveite para ousar com gravatas listradas de vermelho, ou cores sólidas improváveis como amarelo e outros tons cítricos.

. Nessa onda de gravatas roxas, por exemplo, não importa a padronagem, a camisa branca é uma grande base criativa.

. Gosto especialmente de camisa xadrez médio (na verdade quadrados) em fundo branco com gravata de listras largas diagonais, estampada ou ainda de poás: tem cara de vitrine da Saville Row, aquela rua famosa dos alfaiates londrinos.

. As camisas de listras ganham alforria com terno cinza; uma ótima combinação se faz com camisas de listras azuis (que podem ser largas) com gravatas lisas de seda Bordeaux. Aliás, depois que os chineses começaram a exportar seda boa e barata em quantidades globais, o norte da Itália perdeu muitas posições como rei do mercado de gravatas.

. As camisas de cor sólida, variadas, ficam ótimas com o terno cinza. Mesmo aquela rosa que mora no fundo da gaveta e também a lilás, que é a bola da vez, ganham notoriedade se coordenadas com gravatas listradas ou de estampas miúdas - que aqui no Brasil muitos chamam de “estampa de gravataria”.

. A camisa azul se inclue nessa turma, só evite combiná-las com gravatas muito claras, o contraste é feio e vai parecer capa de disco de cantor latino-americano (quem se lembra das gravatas brancas do Julio Iglesias?).

. As regras de equilíbrio entre proporções diferentes do padrão da camisa e do padrão da gravata continuam valendo para o terno cinza: com camisas de listras miúdas, use gravatas de estampa grande, e vice-versa.

. E na hora da dúvida em como combinar as cores entre as duas, não tente fazer o composé banal e total do “tudo azul”, “tudo rosa” ou “tudo cinza”. Se por exemplo a camisa é lilás, escolha uma gravata que tenha (delicadamente) apenas um pequeno detalhe roxo ou lilás. É claro que muitas outras gravatas que não tenham roxo nem lilás, também funcionam: azul e vinho, por exemplo, são primos destes tons.

Acessórios

Os sapatos pretos são a escolha infalível para combinar com terno cinza, mas ouse um pouco e olhe para os italianos que tudo sabem quando o assunto é estilo. Use, como eles, sapatos marrons (marrom médio ou escuro) e, ainda mais chic, os de cor “pinhão”, naquele tom levemente avermelhado.

Os cintos seguem a cor do sapato, sempre, mas não há necessidade de acertar exatamente a tonalidade dos dois: tudo é uma questão de equilíbrio.

Edição: Eduardo Viveiros
Produção: Renata Garcia


Onde encontrar


Aramis: www.aramis.com.br
Brooksfield: www.brooksfield.com.br
Camargo Alfaiataria: www.camargoalfaiataria.com.br
Dudalina: www.dudalina.com.br/
Ermenegildo Zegna: 0/xx/11 3031-4771.
Ferri: 0/xx/11 3085-2155.
HRC: www.hrcbrand.com.br
Hugo Boss: 0/xx/11 3813-6390.
Individual: www.individual.com.br/
Lacoste: 0/xx/11 3812-4908
Ricardo Almeida: www.ricardoalmeida.com.br
Ricci & Colella: www.riccicolella.com.br
Sapataria Cometa: www.sapatariacometa.com.br
Talento: www.talentojoias.com.br
TNG: www.tng.com.br
Tommy Hilfiger: 0/xx/11 3596-7551.
VR: www.vrmenswear.com.br
Zapalla: www.zapalla.com.br

Enviar por E-mail

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail