Perfumes

Qual a diferença entre parfum e eau de parfum? Entenda os 6 códigos das fragrâncias e quando usar cada uma

Comprar perfume não é uma coisa fácil. Além de escolher uma fragrância que combine com seu estado de espírito, a classificação do perfume pode ser a maior pegadinha se você não prestar atenção. Há uma boa diferença entre perfume e deo-colônia - e o que você chama de perfume, na verdade, é o que os entendidos chamam de Eau de Parfum.

LEIA+: 5 coisas que você deve saber antes de comprar um perfume

A diferença nas classificações se baseia na concentração de fragrância dentro do frasco, que influencia na fixação do produto na pele e na ocasião em que é mais coerente usar cada um. Consultamos a professora do curso de Cultura do Perfume da FASM, Marcia Sant’ana, para explicar as diferenças. Anote:

1. PARFUM
Também conhecido como extrato, tem concentração de perfume acima de 30%, podendo permanecer na pele por mais de 24 horas.
Como usar: aplique em gotas, para não pesar.
Quando usar: mais indicado para o inverno e à noite.

2. EAU DE PARFUM
É o mais comum nas prateleiras, tem concentração entre 18% a 25%, pode durar de 8 a 10 horas.
Como usar: aplique 2 ou 3 sprays.
Quando usar: indicado para dias mais frios ou durante à noite.

3. EAU DE TOILETTE (ou deo-colônia, como é conhecida no Brasil)
Varia entre 10% e 15% e o ideal é que durem pelo menos de 6 horas na pele.
Quando e onde usar: podem ser usadas a qualquer momento e em qualquer ocasião.

4. EAU FRAICHE (ou splash, body mist, água perfumada)
Têm concentração de 3% a 5% e duram de 2 a 4 horas.
Como usar: também podem ser aplicadas várias vezes ao dia.
Quando usar: são mais indicadas para o verão, por isso são tão apreciadas pelos brasileiros.

5. EAU DE COLOGNE
Concentração de 2%, são usadas em fragrâncias para bebês.

6. VOILE DE PARFUM
Termo não reconhecido oficialmente pelos perfumistas, usado por algumas marcas para classificar uma versão do Eau Fraiche - mais light, geralmente em spray, sem álcool e com pouca fixação.
 

 

 

(TEXTO: MIRELLA MENTONE)

 

 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

8 segredos para fazer o perfume durar mais tempo no corpo

Um cheiro pode despertar sensações, trazer lembranças e até te fazer recordar alguém. Se você ama perfume e deseja que ele te acompanhe ao longo do dia, anote as dicas que o expert no assunto, Dênis Pagani, do site 1 Nariz, compartilhou com o Chic.

1. NÃO GUARDE O FRASCO NO BANHEIRO



Se quiser que a sua fragrância dure mais, não a guarde no banheiro. "A luz e a variação de temperatura alteram o perfume, inclusive a sua fixação. O ideal é guardar no escuro, em lugar com temperatura estável, como um armário."

2. USE HIDRATANTE SEM PERFUME ANTES
"O perfume fixa melhor em peles bem hidratadas ou oleosas e dura menos nas peles secas." Portanto, aplicar hidratante sem perfume antes do perfume ajuda a fixar a fragrância por mais tempo.

3. BORRIFE O PERFUME DEPOIS DO BANHO E ANTES DE SE VESTIR
Quanto mais sprays, mais perfume. "Aplicar o perfume mais vezes aumenta a potência do efeito." Porém, cuidado para não exagerar.

+ 5 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE COMPRAR UM PERFUME

4. APLIQUE NAS ROUPAS
Quer que dure mais? "Um truque é aplicar nas roupas, que absorvem melhor o perfume e o fazem durar mais. Porém, é preciso ter cuidado com perfumes muito coloridos, que podem manchar. Neste caso o melhor é testar antes em um pedaço da peça que não apareça", recomenda.

5. REFORCE COM PERFUME DE CABELO



Tipo Rapunzel: "O cabelo tem boa fixação e o calor da cabeça ajuda a difundir o perfume." Porém, o melhor é usar um  perfume específico para os cabelos, que não contém álcool e ainda trata os fios.

6. OPTE POR UMA VERSÃO EAU DE PARFUM
"O Eau de Parfum e o Parfum têm concentração mais alta de fragrância pura, o que faz com que eles durem mais que o Eau de Toilette e a Deo Colônia. Na hora de escolher, vale ficar atento à fragrância, já que o Eau de Parfum pode ter um perfume completamente diferente do Eau de Toilette da mesma fragrância. É bom testar com calma para ter certeza que é o que você espera."

+ ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PARFUM, EAU DE PARFUM E OS OUTROS CÓDIGOS DAS FRAGRÂNCIAS

7. NÃO ESFREGUE UM PULSO NO OUTRO
"Esfregar com força o perfume de um pulso para o outro aquece a pele e acelera a sua evaporação. Porém, ao contrário do que dizem, isso não deve alterar o perfume em si, ele só vai 'acelerar' o desenvolvimento."

8. APLIQUE EM PONTOS QUENTES



Para espalhar o seu perfume por onde passa: aplicar o perfume nos pontos mais quentes do corpo ajuda na difusão da fragrância. Entre eles estão os pulsos, pescoço e nuca, a parte de dentro dos cotovelos e atrás dos joelhos. Apesar dos pontos, o especialista orienta aplicar o perfume apenas onde se sentir confortável.

(TEXTO: MIRELLA MENTONE)

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

#TESTE para eles: descubra qual seu estilo de perfume

Sabia que o Brasil é o país que mais consume perfumes em todo o mundo? Atendendo a tanta procura, as marcas investem cada vez mais em novos perfumes e com tantas opções fica difícil escolher uma nova fragrância.

Para ajudar nesta função, a expert no assunto, Renata Ashcar, elaborou um teste, que compartilha com o Chic e está na nova edição do Guia de Perfumes, com sugestões de produtos para cada família olfativa de acordo com sua personalidade.

+ PARA GAROTAS: DESCUBRA QUAL FRAGRÂNCIA MAIS COMBINA COM VOCÊ

 

 



(TEXTO: MIRELLA MENTONE E EDUARDO ROLO)

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Expert em perfumes Dênis Pagani, do site 1 Nariz, ministra curso com foco em perfumes de nicho

O expert em perfumaria e criador do site 1 Nariz, Dênis Pagani, ministra no dia 28 de março curso para interessados no mundo das fragrâncias com foco nos perfumes de nicho, aqueles produzidos em baixa escala e com alto valor agregado. A ideia é apresentar diferentes marcas que não investem em propaganda e criam a partir de conceitos originais os chamados perfumes de nicho, passando por Diptyque, Comme des Garçons, Le Labo e Frederic Malle, em um percurso histórico de quatro horas.

PERFUMES DE NICHO

28 de março, das 10 às 15 horas
ImpactHub
Rua Bela Cintra, 409, Consolação, São Paulo - SP
Custo: 2 x R$ 225
http://1nariz.com.br/curso

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Perfumados: fragrâncias unissex para dividir a dois

Essa é para quem adora compartilhar o momento a dois. Dividir o milk shake, a pipoca no cinema e até o espaço das escovas de dentes no armário. Na galeria, uma seleção de perfumes unissex para dividir com quem quiser.

+ QUAL A DIFERENÇA ENTRE PARFUM E EAU DE PARFUM? ENTENDA OS 6 CÓDIGOS DAS FRAGRÂNCIAS E QUANDO USAR CADA UMA

+ 5 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE COMPRAR UM PERFUME

Onde encontrar

Asgharali - (00/XX/11) 3857-7523
Bvgalri - 0800 849-2292
Calvin Klein - 0800 772 55 00
Dior - SAC: 0800 17 05 06
Kiehl’s - www.kiehls.com.br
L’Occitane - www.loccitane.com.br
Roger&Gallet - www.roger-gallet.com.br
Sephora - www.sephora.com.br
Uma - www.uma.com.br

 

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

Xampu de cerveja, perfume de gin? Homens não veem problema em produtos de beleza com bebidas na composição

GIN

Juniper Sling, da marca inglesa Penhaligon's é um perfume unissex inspirado no London Dry Gin, uma versão da bebida com paladar mais seco e menos adocicado. É feito com frutos do arbusto conhecido como zimbro-rasteiro ou junípero, mais comum no hemisfério Norte, que serve de base para o gin. Estão ainda na composição a flor Angélica, conhaque de laranja, couro, açúcar mascavo e Vetiver. Não vende no Brasil, mas existe uma receita de drink inspirado no perfume que você pode fazer em casa (veja no vídeo a seguir).

 

ABSINTO

Há séculos o Absinto é utilizado como purificante. Hoje ele limpa, refresca e hidrata a pele... A marca inglesa The Body Shop (que está em processo de fusão com a brasileira Body Store) tem produtos para as mãos com extrato da bebida está em cremes, sabonete líquido e gel antisséptico.

 

CERVEJA

Clean Brew é a linha de cuidados para o cabelo da Redken for Men para quem tem fios normais a oleosos. Na fórmula, combina as propriedades do malte (que nutre o interior da fibra capilar e dá condicionamento aos fios), levedo de cerveja (força e densidade capilar) e raspas de laranja (purifica o couro cabeludo). SAC - 0800 701 7237

 

CONHAQUE

Óleo de conhaque é extraído por destilação a vapor de uvas secas fermentadas. Seu principal componente é o etil de pelargonato, que é usado principalmente em aromatizantes e perfumes por seu aroma forte, alcoólico e sutilmente frutado. O xampu Cynthia Sylvia Stout, da Lush, tem duas referências alcoólicas, o óleo de conhaque e a cerveja do escura tipo stout., que juntas formam a base da fragrância do produto.

 

WHISKY

O perfume A*Men - Pure Malt by Thierry Mugler, lançado apenas como edição especial, homenageava a tradição escocesa em destilarias com aromas defumados e sensuais.

 

VINHO

Inspirado na uva e na sofisticação da bebida, mas sem deixar a pessoa com cheiro de vinho, o perfume Malbec de O Boticário é um hit de vendas da marca brasileira.

 

TABACO

Não é uma bebida alcóolica, mas faz parte deste universo... O perfume unissex de Tom Ford tem toque amadeirado e noturno como sugere o nome e a embalagem. Não é vendido no Brasil.

Enviar por E-mail

Deixe seu comentário

Enviar por E-mail

»Notícias Anteriores